quarta-feira, 13 de março de 2013


Habemus papam!

Vaticano, 13 de março de 2013, 19:07 (no horário de Brasília ás 15:07), da chaminé da capela Sistina sai uma fumaça, anunciando um novo papa, para ressaltar todos os sinos foram badalados. Os 115 cardeias elegem um novo papa: Papa Francisco I, de origem argentina, tem como nome Jorge Mario Berglogio.
Com muita alegria foi anunciado:

"Annuntio vobis gaudium magnum, Habemus Papam, Eminentissimum ac reverendissimum Dominum, Dominum Odilonem Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinalem Bergoglio Qui sibi nomen imposuit Francisco".
"Eu anuncio com grande alegria, temos papa, o mais eminente e reverenciado Senhor, Senhor Bergoglio, cardeal da Sagrada Igreja Romana Bergoglio, que usará pra si o nome de Francisco."

Já com as vestes papais, Francisco I, apresentou-se na varanda e antes de abençoar o povo disse: "Antes de abençoá-los, porém, quero que vocês orem e peçam que Deus me abençoe". Ele torna-se o primeiro Papa latino-americano e também jesuíta da história, além de ser argentino.
"Parece que meus irmãos cardeais foram quase buscar (um novo papa) no fim do mundo." (Papa Francisco). Ele nos lembrará o serviço da humildade, pois escolheu para si o nome de um dos santos da história mais conhecido por sua humildade. Vida longa a Francisco I !

Que a fumaça branca da capela sistina, exorcize a fumaça de Satanás em nossa Igreja. Amém!

domingo, 10 de março de 2013


Você jejua?

Você jejua? Dê-me prova disto por suas obras.
Se você vê um homem pobre, tenha piedade dele.
Se você vê um amigo sendo honrado, não o inveje.
Não deixe que somente a boca jejue, mas também o olho e o ouvido e o pé e
As mãos e todos os membros de nossos corpos.
Que as mãos jejuem, sendo livres de avareza.
Que os pés jejuem, cessando de correr atrás do pecado.
Que os olhos jejuem, os disciplinado a não fitarem o que é pecaminoso.
Que os ouvidos jejuem, não ouvindo conversas más e fofocas.
Que a boca jejue de palavras vis e criticismo injusto.
Porque, qual é o proveito se nos abstemos de aves e peixes, mas mordemos e devoramos os nossos irmãos?
Possa Aquele que veio ao mundo para salvar pecadores nos fortalecer para completarmos o jejum com humildade, tendo misericórdia de nós e nos salvando.

(São João Crisostómo, 349-407)



quarta-feira, 6 de março de 2013

Pequenas lições para nossas vidas.



A morte

“ Parece-me que não é possível não ter medo da morte. Por mais intensa que seja a nossa fé, por maior que seja nossa intimidade com Deus, esse ministério incomoda profundamente. Porque não nos foi revelado em momento nenhum o que viria depois? Não seria menos doloroso? Não viveríamos com mais serenidade? Porque esse espera?” ( Carta entre amigo, livro)

A humildade

“Não sou nada; sou apenas um instrumento, um pequeno lápis nas mãos do senhor, com o qual Ele escreve aquilo que deseja. Por mais imperfeitas que sejamos Ele escreve magnificamente.” ( Madre Teresa de Calcutá)

O amor e a Paixão

“O amor é o maior de todos os artesanatos. Não amamos da noite para o dia. Amor é construção que requer empenho...”

 “A paixão sobrevive de pressas; o amor de demoras. A paixão é um fogo alimentado pelo álcool. Queima rápido. O amor parece ser fogo a lenha. Tem ritmo diferenciado.” (carta entre amigos, livro).

A inveja 

“A inveja destrói as relações e cria embaraços desagradáveis. O invejoso é pior do que aquele que cobiça. O invejoso não deseja o que é do outro, deseja apenas que o outro não tenha o que tem, não seja o que é!” (Carta entre amigos, livro).

A amizade

“Costumamos dizer que reconhecemos os grandes amigos no momento de nosso sofrimento, mas não é verdade. Os verdadeiros amigos são aqueles que suportam a duração de nossa alegria. O sofrimento é uma realidade que nos congrega com mais profundidade” (Carta entre amigos, livro).