sábado, 9 de julho de 2011

Os Irmãos do Senhor

Comentário ao Evangelho

                                     MT 12, 46-50

                                    Os Irmãos do Senhor

Jesus ia a todos em todos os lugares de Israel para pregar o Evangelho. Obviamente Maria mãe de Jesus não ficava em casa fingindo que não tem filho. Muitas vezes Ela ia também junto com Ele e seus discípulos, pois apesar de ser mãe Dele, ela também era sua serva e fiel.
Sempre tem alguém para fazer uma fofoquinha (risos). E como viram que a mãe do seu Senhor estava também por lá foram, logo avisá-lo para que ele pudesse se encontrar com ela e com seus irmãos.
E ao contrário do que pensavam: que Jesus iria correndo aos braços dela (que era o “natural”), ele faz uma pergunta: “Quem são minha mãe e meus irmãos? ”(MT 12, 48)
Bem essa atitude de Cristo de nos chamar de irmãos é muito bela, de primeira poderíamos pensar o seguinte: Tadinha de Maria Jesus nem a considera como mãe. Que Jesus é esse? Quem pensa assim está muito enganado, pois Maria (se é que ouviu) ficou muito alegre, pois ela faz a vontade do pai: “Eis aqui a serva do senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.” (Lc 1, 38).
Ela fez e faz ainda a vontade do Senhor
Façamos o mesmo que Maria, a vontade do senhor, pois só assim também seremos irmãos e irmãs do Senhor.


OBS: A respeito dos irmãos do Senhor: Não que Maria teve outros filhos, segundo a Tradição José antes de se casar com Maria, já era viúvo e pai de seis filhos. Naquele tempo eram comum as pessoas chamarem os parentes próximos (primos, tios,...) ou até os amigos de irmãos. Isabel prima de Maria não é chamada de irmã de Maria, pois morava uma distante da outra.


Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário