segunda-feira, 26 de março de 2012

Anunciação do anjo, e a encarnação do verbo no seio de Maria

A Anunciação do Senhor é assim chamada porque no dia agora comemorado um anjo anunciou a vinda do Filho de Deus na carne. Por três razões convinha que a encarnação do Filho de Deus fosse precedida por um anúncio, que foi feito pelo anjo. A bem-aventurada Virgem ficou dos três aos quatorze anos de idade no Templo, junto com outras virgens, e fez voto de castidade até que Deus dispusesse de outro modo. Conforme está detalhadamente relatado na história da natividade da bem-aventurada Maria, José tomou-a como esposa após ter recebido uma revelação divina e após seu ramo ter florescido. A fim de tomar providências para seu casamento, José foi a Belém, onde nascera, enquanto Maria retornava para a casa de seus pais, em Nazaré, nome que significa "flor". Comenta São Bernardo: "a flor quis nascer de uma flor, em uma flor, e na estação das flores".

Mas convém agora buscar os motivos pelos quais o Senhor desejou que sua mãe se casasse. São Bernardo dá três razões: "foi preciso que Maria se casasse com José porque assim o mistério ficava oculto aos demônios, porque o esposo comprovava a virgindade dela,e porque o pudor e a reputação da Virgem ficavam resguardados". A isso podemos acrescentar outras razões:
1. Para fazer com que fosse apagada a desonra nas mulheres de qualquer condição, solteiras, casadas e viúvas, tríplice condição pela qual a própria Virgem passou.
2. Para que pudesse receber serviços de seu esposo.
3. Para ser uma prova da importância do casamento.
4. Para estabelecer para o filho a genealogia do marido.
Por isso o anjo disse: "Salve, cheia de graça". São Bernardo, explicando tais palavras, diz que "a graça da divindade está em seu seio, a graça da caridade em seu coração, a graça da afabilidade em sua boca, a graça da misericórdia e da generosidade em suas mãos". E acrescenta que "Ela é verdadeiramente cheia de graça, pois de sua plenitude todos os cativos recebem redenção; os doentes, cura; os tristes, consolação; os pecadores, perdão; os justos, graça; os anjos, alegria; enfim, toda a Trindade, glória; o Filho do homem, a natureza humana". "O Senhor está contigo" - explica São Bernardo - significa que "contigo está o Senhor enquanto Pai, que gerou Aquele que concebeste, enquanto Espírito Santo, do qual concebeu, enquanto Filho, que se revestiu de tua carne". Bendita entre as mulheres significa que: "acima de todas as mulheres, porque sereis mãe e virgem, e mãe de Deus". 

Peço-vos desculpa por não ter feito nenhuma reflexão a respeito da anunciação, pois esses dias estava um pouco cheio. Este texto foi retirado dos Arautos do Evangelho.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Ladainha a São josé


Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.
R/. Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.
R/. Jesus Cristo, atendei-nos.

Deus, Pai dos Céus, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo,
Deus Espírito Santo,
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,

Santa Maria, rogai por nós.
São José,
Ilustre filho de David,
Luz dos Patriarcas,
Esposo da Mãe de Deus,
Casto guarda da Virgem,
Sustentador do Filho de Deus,
Zeloso defensor de Jesus Cristo,
Chefe da Sagrada Família,
José justíssimo,
José castíssimo,
José prudentíssimo,
José fortíssimo,
José obedientíssimo,
José fidelíssimo,
Espelho de paciência,
Amante da pobreza,
Modelo dos operários,
Honra da vida de família,
Guarda das virgens,
Sustentáculo das famílias,
Alívio dos miseráveis,
Esperança dos doentes,
Patrono dos moribundos,
Terror dos demônios,
Protetor da Santa Igreja,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
R/. perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
R/. atendei-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
R/. tende piedade de nós.
V/. Ele constituiu-o senhor da sua casa.
R/. E fê-lo príncipe de todos os seus bens.
Oremos. Ó Deus, que por inefável providência Vos dignastes escolher a São José por esposo de vossa Mãe Santíssima; concedei-nos, Vo-lo pedimos, que mereçamos ter por intercessor no Céu, aquele que veneramos na Terra como protetor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

A escada Milagrosa

Leia, vai se emocionar!
Na prodigiosa escada cujas fotos o leitor pode apreciar nesta página, tudo é harmônico e deslumbrante. Ocupando um mínimo de espaço, ela eleva-se elegantemente em caracol, fazendo duas voltas de 360 graus.
Sua história, tão surpreendente quanto encantadora, justifica por inteiro o nome que lhe foi dado pela devoção popular: Escada Milagrosa.
Em 1853, as "Irmãs de Loreto" fundaram na cidade de Santa Fé, Estados Unidos, a Escola de Nossa Senhora da Luz (Loreto), para educação de meninas. O estabelecimento prosperou e, anos depois, as freiras decidiram construir uma capela dedicada à sua Padroeira. E optaram pelo estilo gótico, à imitação da famosa Sainte Chapelle, de Paris.
Somente quando estava concluída a obra, em 1878, as boas religiosas deram-se conta de um monumental descuido do arquiteto: não havia escada de acesso ao coro, situado a cerca de dez metros de altura!... E a construção de uma escada comum, não apenas deformaria o estilo, mas reduziria de modo inaceitável o espaço útil do pequeno templo.
Como resolver o problema? Foram consultados arquitetos, carpinteiros e outros profissionais. Todos afirmaram categoricamente que a única "solução" era usar uma escada portátil.
Mas as freiras queriam uma igreja bela, digna da Rainha de todas as belezas. E se a técnica humana era incapaz de resolver o problema, "para Deus nada é impossível", como nos ensina o Divino Mestre.
Cheias de fé, iniciaram uma novena a São José. Afinal de contas - argumentavam elas - ele é um carpinteiro inigualável e deve empenhar-se para que uma igreja dedicada à sua Esposa santíssima seja em tudo perfeita como Ela!
Justamente no último dia da novena, apresentou-se um carpinteiro à procura de trabalho. Chegou montado num jumento, trazendo na mão sua caixa de ferramentas. Foi logo contratado para executar a obra considerada impossível. Trabalhou com diligência e discrição durante cerca de seis meses.
Certo dia as freiras verificaram, deslumbradas, que estava construída uma esplêndida escada em forma de caracol. Para resolver um mero problema funcional, o discreto e eficiente artífice havia adornado a pequena capela com uma autêntica jóia de madeira.
Onde estava ele? Ninguém sabia. Havia desaparecido sem se despedir de pessoa alguma. Não recebeu pagamento nem sequer um simples agradecimento pelo serviço prestado. Procuraram-no inutilmente, inclusive por meio de um anúncio publicado no jornal da cidade.
Por outro lado, um exame meticuloso da escada causava em todos enorme admiração. Sua magnífica estrutura, a elegância com que ela se eleva, além de vários detalhes da construção, deixam perplexos os especialistas até o dia de hoje. Por exemplo, ela faz duas voltas completas de 360 graus sem nenhum apoio colateral e é toda feita de encaixes, sem utilização de um único prego. Algumas de suas peças são de um tipo de madeira inexistente na região.
Em vista das circunstâncias em que foi feita a novena a São José, a inexplicável perfeição da obra, sob o ponto de vista humano, e o misterioso desaparecimento do artista, as freiras não tiveram dúvida em tirar a conclusão: o próprio esposo castíssimo da Virgem Maria viera realizar, em homenagem a Ela, aquilo que a técnica humana considerava impossível.
E lá está até hoje, maravilhando todas as almas capazes de ver e amar a beleza, a Escada Milagrosa da capela de Nossa Senhora de Loreto, na cidade norte-americana de Santa Fé.
“Há três mistérios aqui. O primeiro mistério é que não se sabe, até hoje, quem é o homem que construiu a escada, a portas fechadas. Segundo mistério: arquitetos, engenheiros e cientistas dizem que não entendem como a escada se equilibra. E o terceiro mistério: de onde veio a madeira? Já fizeram análises e não existe nada parecido em toda a região”, explica o porta-voz da igreja. 

quinta-feira, 15 de março de 2012

São José

São José

Quero dedicar essas 2 semanas a São José, pois sua festa acontecerá no dia 19 de Março. Nessas duas semanas quero mostrar a importância dele em nossa Igreja e apresenta-lhes algumas belas orações. Espero que gostem =)
José nada fala nos Evangelhos, entretanto em muito ele age. Pouco se sabe sobre sua vida, o que só sabemos é verdadeiramente o necessário: era um homem justo e temente a Deus, fora o Esposo de Maria, e pai adotivo de Jesus.
Tem que ser muito homem para assumir o que São José assumiu: Ele assumiu uma mulher que preferiu permanecer Virgem para sempre, um filho do qual ele não era o pai, mas Sim o Espírito santo, e ter que passar por todos os perigos que passou ao lado dos dois, sendo que era também ele que sustentava a casa.
José fora o homem em que Deus quis chamar de “Pai”.
Uma antiga tradição nos conta o encontro de Maria com José: Consta que Nossa Senhora estava no templo, já em idade de casar-se. Cada um de seus pretendentes levava em sua mão um bastão de madeira seca. No momento da escolha, o bastão de José floresceu milagrosamente, nascendo belos lírios em sua ponta, símbolo de pureza que ele havia prometido da de guardar para sempre. Este fato deu segurança a Maria, que também havia feito uma promessa de virgindade.
Soube como ninguém, proteger a Sagrada Família, cuidou de Jesus, ensinou a carpintaria, no tempo da vida oculta de Jesus. Protegeu Jesus e Maria na fuga para o Egito,...
Ao longo dos nossos séculos, vários santos e santos recomendaram à devoção a tão grande homem. Infelizmente muitos de nós o esquecemos, e o tratamos como um homem qualquer, que tudo que fez foi o que tinha que fazer.
Peçamos a São José, que interceda sobre nossa família em todos os momentos, em nossas comunidades e no nosso trabalho.

São José, padroeiro das famílias, rogai por nós!
São José, padroeiro do trabalho, rogai por nós!
São José, patrono da Igreja, rogai por nós!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Converter-se é Preciso

Converter-se é preciso

Estamos na Quaresma, tempo de conversão, entretanto às vezes nada fazemos ou queremos de penitência, pensando erroneamente que isso é coisa de Padre, ou religiosos (freiras e freis). O roxo na Igreja nos faz relembrar os 40 dias em que Jesus passou no deserto, em meios a animais selvagens, sem comer e beber, principalmente sendo tentado por Satanás. É dessa forma que Jesus nos mostra o quão podemos vencer a tentação, pois isso não é impossível. Jesus Cristo desceu do céu humilhou-se se tornando humanos como nós e venceu a tentação mostrando-nos que também podemos vencer.  Seja de uma pequenina tentação de uma mentirazinha a uma grande tentação de blasfemar contra Deus.
Percebamos que logo após o batismo de Jesus, ele começa a ser tentado e o mesmo acontece conosco, pois Satanás não nos quer na condição de Filhos de Deus e faz o possível para poder nos tirar do caminho certo.
Não gosto da idéia de ficarmos pensando que na Quaresma devemos ser mais orantes, pois ao longo de todo o ano devemos desenvolver nossas orações constantes. Jesus orava a todo o tempo sendo que foi o próprio a nos dizer, orai e vigiai para não cair em tentação.
Nós como cristãos devemos ser orantes e vigilantes para não cairmos em tentação. Entretanto não seja um cristão turrão, muito pelo contrário seja um cristão orante vigilante e bem-humorado. (rimou em!)
Nessa semana comemoraremos santos importantes para nossa igreja, como: São João Da Cruz, Santas Perpetua e Felicidades (que morreram martirizadas com requintes de crueldades), São João de Deus e São Domingos Sávio que com 14 anos foi encontrar-se com Deus.
Santos esses que nos ajudam a ver Cristo nos outros irmão, que nos ajudam a perceber que entregar-se totalmente a Deus não é em vão.
Com muita firmeza termino esse texto, nos relembrando das palavras de Jesus: pedi e recebereis. Peçamos então segundo a vontade de Deus o seu Santo Espírito para em nós renovar todas as coisas e que nos ajude verdadeiramente a vivenciar o que A Quaresma nos propõe.

Maria, cheia e graça, rogai por nós!


Tudo por Jesus nada sem Maria!