Mas convém agora buscar os motivos pelos quais o Senhor desejou que sua mãe se casasse. São Bernardo dá três razões: "foi preciso que Maria se casasse com José porque assim o mistério ficava oculto aos demônios, porque o esposo comprovava a virgindade dela,e porque o pudor e a reputação da Virgem ficavam resguardados". A isso podemos acrescentar outras razões:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjshn8t2w7auxd8S0xhIG5EDI5pxHTzcAN6ZMP2u2GosLzLcOo5jSJhcrtSa8wddZR4AliKMyd79nQu8uyDPQsTK-U7Q29NInGxt_adx2uPMB8QSCEfH-hJZ3-FUGeeqH9k0_7IGdvl0Ck/s320/anunciacao1.jpg)
2. Para que pudesse receber serviços de seu esposo.
3. Para ser uma prova da importância do casamento.
4. Para estabelecer para o filho a genealogia do marido.
Por isso o anjo disse: "Salve, cheia de graça". São Bernardo, explicando tais palavras, diz que "a graça da divindade está em seu seio, a graça da caridade em seu coração, a graça da afabilidade em sua boca, a graça da misericórdia e da generosidade em suas mãos". E acrescenta que "Ela é verdadeiramente cheia de graça, pois de sua plenitude todos os cativos recebem redenção; os doentes, cura; os tristes, consolação; os pecadores, perdão; os justos, graça; os anjos, alegria; enfim, toda a Trindade, glória; o Filho do homem, a natureza humana". "O Senhor está contigo" - explica São Bernardo - significa que "contigo está o Senhor enquanto Pai, que gerou Aquele que concebeste, enquanto Espírito Santo, do qual concebeu, enquanto Filho, que se revestiu de tua carne". Bendita entre as mulheres significa que: "acima de todas as mulheres, porque sereis mãe e virgem, e mãe de Deus".
Peço-vos desculpa por não ter feito nenhuma reflexão a respeito da anunciação, pois esses dias estava um pouco cheio. Este texto foi retirado dos Arautos do Evangelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário