A Exaltação da santa cruz
Em cima de igrejas, ornando jóias, em colares, brincos, pulseiras, no Rosário e até mesmo em túmulos selando a vida cristã. A cruz, símbolo imponente que nos lembra Cristo ontem, hoje e sempre. Nosso instrumento de salvação é também o instrumento mais “macabro” da paixão.
São Paulo em sua I carta aos Coríntios nos fala a respeito da cruz: “Pois a linguagem da cruz é loucura para aqueles que se perdem. Mas, para aqueles que se salvam, para nós, é poder de Deus” (ICr 1, 18).
Segundo a Tradição, no tempo de Jesus, o instrumento mais cruel do sofrimento era a cruz. Quem morresse na cruz naquele tempo era considerado amaldiçoado. Jesus tornou-se amaldiçoado por nós, porque nos ama. Em sua missão sofreu, mas sofreu a tal ponto de ninguém ter essa dádiva de comparar sua dor, a dor de Cristo. A Cruz além de ser instrumento da paixão de Cristo, também é sinal do nosso sofrimento neste vale de lágrimas. Ele nos deu essa graça da cruz, pode parecer estranho, mas digo graça por que Cristo carregou sua Cruz e teve um Bom fim, igualmente será conosco se formos fieis a Ele.
“Quem quiser me seguir, renegue a si mesmo, toma tua cruz e me siga” (MT 16, 24). Jesus não força ninguém a carregar cruz alguma, mas quem seguir a Ele tem que tomar a sua com muito amor.
Carregar nossa Cruz é agradável a Deus, mas como nos ensina São Bento em sua Regra: “Se o discípulo obedecer de má vontade e se murmurar, ainda que não faça de boca, mas só com o coração, ainda que cumpra a ordem recebida, sua obra não será agradável a Deus.” (Regra de São Bento, Capítulo 5, Obediência).
Nossas Cruzes não carregamos sozinhos, pois Jesus estar conosco, para nos ajudar, e bem sabe o que passamos, pois também passou por nossos sofrimentos. Não tenham medo! Cristo está com todos nós e não nos desampararás, basta você crer e confiar Nele. Não é em vão que o nome de Deus também é Emanuel (Deus conosco).
Não existe nenhum humano pelo qual Deus não tenha morrido, pelo qual não tenha sofrido, desde o mais ateu ao mais cristão, querendo ou não ele morreu por todos nós. Pois a cruz é uma das maiores prova de amor que Deus nos deu, que ninguém teve e tem a coragem de fazer o que Ele fez na mesma intensidade de amor.