sexta-feira, 27 de abril de 2012

São Luís de Monfort, escravo da Virgem Maria

S. Luís Maria de Montfort nasceu a 31 de Janeiro de 1673, num pequeno vilarejo chamado Montfort, localizado na Bretanha francesa. Foi batizado no dia seguinte ao seu nascimento. Era o filho primogênito de uma família numerosa.
Foi um grande missionário e padre, fundador da Congregação dos Missionários Monfortinos. Escreveu vários livros, dentre eles o mais conhecido, que foi Tratado de Verdadeira Devoção, que teve do papa o título de inseto de todo erro. Nesse livro ele ensina-nos a se consagrar totalmente a Jesus por meio de Maria. O que dizer de um homem que escreveu um livro em que os próprios demônios conseguiram esconder por 130 anos, para que ninguém pudesse ter tal devoção.
Montfort legou à Igreja uma espiritualidade original, centralizada na Sabedoria e nos meios para alcançá-la; entre esses meios se destaca Maria. Uma espiritualidade que leva a uma consagração total a Jesus por Maria.
Morreu a 28 de Abril de 1716, com 43 anos, após ter realizado mais de uma centena de missões populares. Foi beatificado em 1888 e canonizado, em Roma, em 1947 pelo Papa Pio XII.
Recomendo a todos vocês caros leitores, a ler esse livro tão bom, que nos ensina a adorar totalmente o verdadeiro Deus, e a amar tão boa mãe. É um livro que nos ajuda muito em nossa espiritualidade.
Perdoe-me pela demora nas postagens, ando um pouco ocupado.
                        Fonte: http://www.monfortinos.kit.net/vida.html

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Santo Expedito


Apesar de muita devoção aqui no Brasil, a história de santo Expedito é muito desconhecida até pelos historiadores. Segundo a tradição , Santo Expedito era armênio. Armênia foi um dos primeiros  lugares a receber a evangelização de Apostolo Judas Tadeu, Simão e Bartolomeu, era também um lugar de muita perseguição aos cristãos.
A tradição nos diz que Expedito era chefe da 12ª Legião Romana, cognominada "Fulminante".
também nãos e sabe muito sobre seu martírio
Assim também ocorreu com Santo Expedito, depois de ser flagelado até derramar sangue, teve a cabeça decepada. Era o dia 13, das calendas de Maio, isto é, 19 de Abril de 303. Assim afirmam os martinólogos da época.
Outros cristãos pereceram com ele do mesmo modo, supondo-se serem seus companheiros de armas. São os mártires: Hermógenes, Caio, Aristônio, Rufo e Gálatas. Nada mais podemos adiantar sobre o martírio de Santo Expedito, pois a história silencia a esse respeito.

Pouco importa. A única conclusão é que Santo Expedito, chefe da 12ª Legião, era seguramente uma alma de fé muito grande, pois preferiu perder sua situação e até sua vida a renunciar à sua religião.

Não se sabe o que foi feito do corpo do heróico mártir. Piedosas mãos devem tê-lo sepultado em local hoje desconhecido.
Sua lembrança, ao contrário, ficou guardada na memória dos cristãos e os primeiros escritores eclesiásticos puderam escrever seu nome entre os que tinham derramado seu sangue pela fé.
Outra lenda diz respeito à sua conversão ao cristianismo. Tentado por um demônio em forma de corvo que gritava cras! cras! (em latim, "amanhã"), que surgiu para adiar sua conversão, teria pisado a criatura dizendo hodie! ("hoje"), significando sua disposição
 disposição heroica de converter-se de imediato.  
Daí que se chama o Santo de Padroeiro das Causas  Urgentes.




domingo, 8 de abril de 2012

Pecado e Salvação

Ó Quão feliz culpa que nos mereceu tão grande Salvador!



É assim que toda Igreja no tempo pascal proclama para  todos os seus filhos. Apesar do pecado ter sido ruim, pois afastou-nos de Deus profundamente, a graça que superabundou muito maior que este pecado, pois Deus permitiria uma coisa com o qual ele não conseguiria mudar?Não digo para gloriarmos desse pecado, mas a salvação que veio merece todo louvor. Jesus o Novo Adão, Maria a Nova Eva. Adão e Eva pecaram gravemente pondo toda geração em pecado Original, entretanto Jesus por meio de Maria (que no momento da anunciação deu seu sim para Jesus) salvou todo o mundo, devolvendo a garça perdida. Entretanto essa graça só ocorre se você deixar-se abrir como Maria. 

Muitos dizem que Jesus morreu em vão, pois sofreu tanto e hoje muitos continuam a pecar gravemente. Mas ao vir ao mundo Jesus não quis tirar nossa liberdade, depende de nós ser salvos ou perdidos. Depende de você  Jesus Ter vindo ao mundo em vão ou não. Ele nos dá muito tempo para nossa conversão diária, pois ama-nos muito.A beleza de saber que Jesus mesmo sofrendo gravemente continuou sem murmurar, pois a murmuração é a oração de Satanás. 

Deixar as murmurações, é saber aceitar a vontade de Deus em sua vida que não se consiste nas maldades e injurias. Não deixe de lutar pelos seus ideais contanto que você não ultrapassem ou passem por cima da vontade do pai.

Peçamos sempre discernimento para viver de uma forma digna e sadia tanto espiritual como corporalmente. peçamos ajuda neste tempo pascal para poder ser e dar exemplo de ser verdadeiro cristão. Tudo por Jesus, nada sem Maria!

Desculpem pela demora nas postagens!