quinta-feira, 19 de abril de 2012

Santo Expedito


Apesar de muita devoção aqui no Brasil, a história de santo Expedito é muito desconhecida até pelos historiadores. Segundo a tradição , Santo Expedito era armênio. Armênia foi um dos primeiros  lugares a receber a evangelização de Apostolo Judas Tadeu, Simão e Bartolomeu, era também um lugar de muita perseguição aos cristãos.
A tradição nos diz que Expedito era chefe da 12ª Legião Romana, cognominada "Fulminante".
também nãos e sabe muito sobre seu martírio
Assim também ocorreu com Santo Expedito, depois de ser flagelado até derramar sangue, teve a cabeça decepada. Era o dia 13, das calendas de Maio, isto é, 19 de Abril de 303. Assim afirmam os martinólogos da época.
Outros cristãos pereceram com ele do mesmo modo, supondo-se serem seus companheiros de armas. São os mártires: Hermógenes, Caio, Aristônio, Rufo e Gálatas. Nada mais podemos adiantar sobre o martírio de Santo Expedito, pois a história silencia a esse respeito.

Pouco importa. A única conclusão é que Santo Expedito, chefe da 12ª Legião, era seguramente uma alma de fé muito grande, pois preferiu perder sua situação e até sua vida a renunciar à sua religião.

Não se sabe o que foi feito do corpo do heróico mártir. Piedosas mãos devem tê-lo sepultado em local hoje desconhecido.
Sua lembrança, ao contrário, ficou guardada na memória dos cristãos e os primeiros escritores eclesiásticos puderam escrever seu nome entre os que tinham derramado seu sangue pela fé.
Outra lenda diz respeito à sua conversão ao cristianismo. Tentado por um demônio em forma de corvo que gritava cras! cras! (em latim, "amanhã"), que surgiu para adiar sua conversão, teria pisado a criatura dizendo hodie! ("hoje"), significando sua disposição
 disposição heroica de converter-se de imediato.  
Daí que se chama o Santo de Padroeiro das Causas  Urgentes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário