segunda-feira, 21 de maio de 2012

O Espírito e a Igreja.

Esse ano nos empenharemos em meditar nossas raízes religiosas. Nossa Igreja católica tem 2 mil anos , são dois mil anos de história, tradição e oração. Sempre assistida e regida pelo Espírito Santo ela sempre se empenhou em nos ensinar o amor de Deus, nunca deixou de nos instruir como uma mãe, atenta e disposta a nos ensinar. A Igreja Católica é muito mais do que uma simples religião, ou quatro paredes. Ela é o Corpo místico de Cristo do qual o próprio Jesus é a Cabeça.
Temos como fundador e mestre Jesus Cristo, verdadeiro homem e Deus. Apesar de muitos pecados cometidos pelos seus filhos, a Igreja sempre é, foi e será Santa, pois foi Deus quem nos deu, e tudo que ele faz é sempre bom. Nossa igreja é infalível e indestrutível, pois o próprio Cristo nos prometeu que as portas do Inferno nunca a abalarão. Cristo não é mentiroso, foram dois mil anos em que muitas vezes parecia que a Igreja iria ser extinta, mas se reergueu surpreendentemente.
Rezemos sempre pela Igreja Católica, a fim de que o Espírito Santo sempre a conduza pelos retos caminhos e que seus filhos sejam obedientes.
                                                        Tudo por Jesus, nada sem Maria!



Discurso a ser feito no dia 26-05-2012 na Vigília de Pentencotes na Com. de São Paulo.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

A Sucessão Apóstolica

Caros irmãos, hoje é dia de São Matias Apóstolo, que substituiu Judas Iscariotes na ordem dos 12 apóstolos. Após a morte de Judas Iscariotes, A Ascensão de Jesus, o Espírito Santo conduziu os 11 apóstolos a chamar mais um para substituir Judas, pois deveria continuar 12 apóstolos. Digamos que foi uma espécie de sucessão de um apóstolo. Para aqueles que afirmam que sucessão apostólica não existe, esta aí um exemplo bíblico. 
Não foi um homem que teve a iniciativa da sucessão, mas sim o próprio Espírito Santo, a nossa Igreja Católica não tem só a Bíblia como verdade Revelada, mas também A Sagrada Tradição. A sagrada Tradição é passada de apóstolo por apóstolos até as nossas gerações, e quem mais do que a Igreja católica soube passar Tradições que até hoje estão tão vivas! São Dois mil anos de Tradição!
A Sagrada Escritura e Tradição formam uma só verdade revelada por Deus, existe pessoas que não  acreditam na Tradição, mas esquecem que a Bíblia foi vivida, passadas também em Tradição até que Deus a inspirou os homens a escreverem, a Bíblia não caiu do céu escrita com todos os textos em ordem como encontramos hoje! Foi a própria Igreja Católica iluminada pelo Espírito Santo que juntou as peças da bíblia como vemos hoje.
Existia mais de 10 Evangelhos, 4 apocalipses, e muita outras cartas, entretanto a Igreja soube discernir ou Livros que foram verdadeiros e revelados pelo Espírito Santo, e os outros foram considerados falsos e apócrifos. 
Um verdadeiro católico tem uma bíblia e um catecismo da Igreja, pois são verdades reveladas por Deus. Há um santo (que agora não me lembro do nome) que dizia que não pode crer na Bíblia sem primeiro crer na Igreja, pois existiam tantos livros e evangelhos falsos, mas graças a Deus, Jesus deu-nos o seu Espírito que é pura verdade. A igreja católica com aproximadamente 2000 mil anos sempre foi e sempre será assistida pelo Espírito Santo.
"Ó meu Jesus todo-poderoso que nos deste a Igreja Católica para nos guiar, ajudai-nos a sempre sermos firmes e fortes e pela intercessão de São Matias dai-nos a graça de sempre amar a Igreja católica e nunca desistir dessa fé. Amém!"

sábado, 12 de maio de 2012

UM Bom cristão

Um bom cristão não é só aquele que vai às missas, e pronto, mas aquele que entre em batalha, a batalha da oração. O Terço, a Liturgia diárias, A Liturgia das horas, ladainhas, novenas...a nossa Igreja é tão rica, 2000 mil anos não é pouca coisa! Aqueles que dizem que não rezam porque começam a ficar sonolentos, e de repente toda hora bocejam, é porque você começa a entrar em batalha, Satanás e seus demônios não que te querem rezando, e se aproximando de Deus, e o meio mais fácil é esse, A Distração.
Existe coisa pior do que estar rezando e começar a  ficar distraído? E repente começar a bocejar? São nesses pequenos momentos que devemos ser fortes, e não desistir, pois a oração é uma verdadeira conversa com Deus. Como desprezar tal pessoa?
Orar nunca é demais, Jesus desde sempre orou. Nunca deixou um dia sequer aqui nesta terra sem ter feito orações, até o Pai-nosso nos ensinou, porque nos amava e nos queria mais perto de Deus. No Horto das Oliveiras, Jesus insistentemente nos pedia que orássemos e vigiássemos para não cairmos em tentação, ou seja, primeiramente devemos orar, nos fortificar, pois a oração é o alimento da alma. Entretanto devemos também vigiar, Vigiar é você antes de tomar uma atitude pensar: O que Jesus faria no meu lugar? 
Outro grande exemplo depois de Cristo é a Virgem Maria, aquela mulher tão orante, nunca desfaleceu na fé, nunca deixou de ser vigilante, perseverante, amante da oração. Peçamos, pois a Graça a Deus pela intercessão de Nossa Senhora que nos ajude a sermos perseverantes, nunca desistir da oração, desse combate espiritual em que não estamos sozinhos, Deus está conosco, a Virgem Maria, os anjos, em especial seu anjo da guarda:

Senhor Jesus, verbo eterno do Pai, tem piedade de mim,
sei que sou fraco, indigno e muitas vezes arrogante, mas
pela intercessão da Virgem Maria, dai-me a graça de ser
firme e forte na oração, de ser vigilante, 
Senhor se for da tua vontade, dai-me essa graça.
Ouve a prece deste pobre pecador que a ti clama. Amém
Ò Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Agir com Cristo.

O evangelho deste domingo, 06/05/2012, Jesus mais uma vez nos mostra quem ele é. Agora Jesus se mostra como a Videira e nós os seus ramos. Os ramos que dão fruto ele limpa, afim de que dê mais frutos, já os que não dão ele os corta. Entretanto como podemos perceber se estamos dando frutos ou não? 
Quem nos responde isso tão bem, é o Evangelho de hoje: Jo 14, 21-26, damos frutos quando amamos a Cristo verdadeiramente, e amando a Cristo , amamos ao próximo, e observamos os mandamentos do Senhor. É impossível amarmos a Deus com todo nosso Coração, sem deixar de amar pelo menos uma pessoa, por mais ruim que seja, por mais que magoado que estejas, dobre sue joelho em oração, peça a Jesus que te perdoe e que te ajude a perdoar, pede a Imaculada Conceição que te ajude a não ser soberbos e que ajude-nos a ser humildes. eu já fiz isso e deu certo, no mesmo dia consegui perdoar, você também pode, tem que mostrar a Jesus que não quer dormir com esse peso, com essa falta de perdão. 
Devemos permanecer em Jesus, sejamos firmes e fortes, seja luz na sua familia, na sua casa, Procure ao máximo evitar confusões. As vezes por mais certos que estejamos, quem tem que mudar somos nós, deixar a soberbice de lado, sejamos nós guiados pelo Espírito Santo, na rua, na Igreja, em casa, no trabalho, na escola, na academia... em qualquer lugar que formos demonstremos  ser luz do mundo, pelo olhar, pelo modo de agir, até pelo modo de pensar. 
Acharemos dificuldades físicas e espirituais, mas não desistamos, Cristo venceu o mundo. Amém

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Papel de Maria na vida dos cristãos

Eclo 24, 18-21 (bíblia pastoral).


"Venham a mim vocês todos que me desejam, e fiquem saciados com os meus frutos. pensar em mim é mais doce que o mel, e possuir-me é mais doce que o favo de mel. Os que se alimentam de mim terão mais fome, e os que bebem de mim terão mais sede. Quem me obedece não ficará envergonhado, e os que trabalham comigo não pecarão.”

A Igreja, os teólogos dela, sempre afirmaram que este pequeno texto se refere a Virgem Maria, assim como muitos outros textos do antigo e novo testamento. No primeiro versículo a Virgem mãe nos diz: Vinde a mim vocês que me desejam, e fiquem saciados com meus frutos. Não é forçado você ir a Virgem Maria, se deseja ela o dará seu fruto: Jesus Cristo, como nos diz Isabel, ao dizer bendito é o fruto de teu ventre. Se você pensar na Virgem Mãe é mais doce do que o mel e você tê-la é mais doce que o favo de mel. Que beleza! Ter a Virgem mãe é melhor do que o mel que consumimos, pois essa tão bondosa mãe não nos deixaria de lado. Entretanto lembramo-nos da passagem de Jesus que nos diz: Vinde a mim todos que estão cansados, e eu vos aliviarei, ou daquela que diz, eu tenho a água da vida eterna, quem dela beber não sentirá mais sede. E comparamos com a passagem de Maria: Os que se alimentam de mim terão mais fome, os que bebem de mim terão mais sede.
Teremos mais fome ao se alimentar de Maria, pois ela não é o fim ultimo, ela nos leva ao tal, que é Jesus. Teremos mais sede, pois a Maria nos conduz ao estado de amar mais a Deus como ela amou (graça que ainda não conseguimos alcançar), se alimentar de Maria, é oferecer orações, jejuns, terço... Em sua honra, Ela nos leva ao encontro com Cristo.
O culto prestado a Maria se dirige a ela e não a imagem e está fundamentado no papel singular que ela desempenhou e desempenha na história da salvação aos ser acolhida para ser mãe do Filho de Deus, Jesus Cristo. (Dom Raymundo)    
Aquele que segue Jesus por meio de Maria, não ficará envergonhado, não temerá nada, não pecará. Ela que foi saudada pelo anjo como cheia de graça, e que diante de Deus teve graça, não deixará andarmos por maus caminhos, a não ser que você queira. A Virgem Mãe que é Imaculada conduz no caminho em que ela mesma caminhou, junto de Cristo. Ela nos leva a um grande encontro com nosso Senhor.
Sejamos fieis a Deus através da virgem Maria, que ela nos conduza, nos ilumine e nos cubra com teu manto. Amém