Quem é Deus?
Você caro leitor, já parou para pensar em quem é Deus? Às vezes falamos tanto dele, entretanto não sabemos definir com certeza quando alguém vier nos perguntar a esse respeito. Apresento hoje dois belos textos que nos ajudarão nesta reflexão.
Comecemos com Ex 3, 11-15
“Moisés disse a Deus: “Quem sou eu para ir ter com o faraó e tirar do Egito os israelitas?”12.“Eu estarei contigo, respondeu Deus; e eis aqui um sinal de que sou eu que te envio: quando tiveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus sobre esta montanha”.13.Moisés disse a Deus: “Quando eu for para junto dos israelitas e lhes disser que o Deus de seus pais me enviou a eles, que lhes responderei se me perguntarem qual é o seu nome?”14.Deus respondeu a Moisés: “EU SOU AQUELE QUE SOU”. E ajuntou: “Eis como responderás aos israelitas: (Aquele que se chama) EU SOU envia-me junto de vós.”15.Deus disse ainda a Moisés: “Assim falarás aos israelitas: É JAVÉ, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, quem me envia junto de vós. Este é o meu nome para sempre, e é assim que me chamarão de geração em geração”.” (Ex3,11-15)
Existiam muitos ídolos falsos naquele tempo, os gregos, os egípcios e muitos outros, tinham vários. Entretanto “surgi” o verdadeiro Deus, mas Moíses não sabe como não sabe como falar ao povo quando perguntarem quem Ele é. Mas o próprio Deus responde dizendo: “Eu sou o que sou” (Ex 3, 14). Ou seja, Deus é passado, presente, futuro e infinito. Ele é o que é, antes de tudo, depois de tudo, durante tudo. O Criador, o Salvador e o Santificador. Ele é Pai, Filho e Espírito Santo. Mesmo Deus se revelando, é muito difícil de compreendermos.
E quem melhor (senão Nossa Senhora) que Santo Agostinho em seu livro “Confissões” declara que Deus é Inefável. Inefável é uma coisa, que a razão humana nunca conseguirá compreender, que a boca não consegue declarar, que o homem não consegue exprimir com totalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário