quarta-feira, 29 de agosto de 2012

2ª Vinda de Cristo


Mt 24, 42-51:

“Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor.43.Sabei que se o pai de família soubesse em que hora da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa.44.Por isso, estai também vós preparados porque o Filho do Homem virá numa hora em que menos pensardes.45.Quem é, pois, o servo fiel e prudente que o Senhor constituiu sobre os de sua família, para dar-lhes o alimento no momento oportuno?46.Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, na sua volta, encontrar procedendo assim!47.Em verdade vos digo: ele o estabelecerá sobre todos os seus bens.48.Mas, se é um mau servo que imagina consigo:49.- Meu senhor tarda a vir, e se põe a bater em seus companheiros e a comer e a beber com os ébrios,50.o senhor desse servo virá no dia em que ele não o espera e na hora em que ele não sabe,51.e o despedirá e o mandará ao destino dos hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes.”


Há mais de dois mil anos a Igreja anuncia a Segunda Vinda de Cristo. Alguns acham que já é mentira, mas estão errados! Jesus nos alerta para sermos atentos e vigiarmos, pois Ele pode vim a qualquer momento. Ora, se Isaías anunciou a primeira vinda de Cristo a uns 5 mil anos antes de ele vim a Terra, quem somos nós para querermos saber quando Cristo voltará? O tempo do Senhor não é o nosso tempo. O cristão deve viver vigiando-se (e não vigiando os outros), seguindo fielmente os preceitos que Nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou tanto na Bíblia como na Tradição da igreja. O evangelho de hoje nos mostra para alertar-nos, entretanto também nos mostra que existem pessoas desacreditadas, achando que não haverá a segunda volta de Cristo. Infelizmente a fé de muitos hoje em dia estão secularizado, mostrando-nos que tudo é bom, que basta termos sentimentos bom ao praticar-nos ações mundanas. E onde ficam as palavras de Cristo: “Eu sou o caminho a verdade e a vida”? Onde fica as palavras de Cristo que nos diz, vós sois sal da terra e luz do mundo?
O cristão é chamado e convocado a seguir fielmente a Cristo, com todo o coração, e quando tropeçamos ou caiu no pecado, peçamos a Deus na intercessão de Nossa Senhora que nos ajude a se reerguer e segui-lo.

Senhor, vóis sois o meu Deus, a minha vida,
O meu amor, vinde em meu auxilio com teu
Espírito para que eu venha a me vigiar e orar
Constantemente para não cair em tentação.
E se eu vier a cair, vem Senhor reerguer-me
Pois sou fraco e vós sois forte. Amém!

domingo, 26 de agosto de 2012

O Cristão chato, e o cristão luz!


Nos dias 27 e 28 de Agosto celebramos memória de dois santos que viveram no início da Igreja: Santa Mônica e santo Agostinho. Queria falar um pouco da beleza desses dois.
Santa Mônica, uma mulher humilde, única cristão em sua casa, em que residiam seu filho e seu marido que ainda eram pagãos (mundanos). Isso às vezes não chega a ser diferente de hoje. A mãe, o pai, ou até mesmo só o filho é convertido na família. Diante desta situação o que fazer? Infelizmente muitos optam por ser aquele cristão chato, que tudo repreende e que por esses e outros motivos acabam afastando alguém de Jesus. Mas também temos outra opção, fazer o que Santa Mônica fez diante desta situação. Depois de orar por 30 anos ela conseguiu a conversão do filho, e na hora da morte do marido, conseguiu fazer com que ele se convertesse e fosse batizado. Conseguiu converter seu filho, pois não o repreendia a todo o momento, nas entregou-o nas mãos de Deus.
Não foi tão fácil. Assim também como não é hoje em dia. Rezamos por Uma semana pela conversão de alguém e já queremos resultados, entretanto Santa Mônica por 30 anos ficou em oração por seu filho, todos os dias dobrava seus joelhos em oração e pedia sempre por ele. Não deixou de confiar no Senhor. Não duvidou do seu poder. Porque para Deus nada é impossível. Por mais que não parecia mudar, Deus interveio naquela situação, saiba que Deus é imutável (ou seja, nunca muda) e hoje também ele quer fazer isso com sua família. Dá-lhe a conversão. Isso nos mostra também que para ser santo não precisa entrar no convento, ou para o sacerdócio, pois ser santo é ser servo de Deus.
Tire o pessimismo do seu coração, e creia que tudo pode ser mudado pela força da oração. O pessimismo não é coisa boa, pois poderíamos dizer que é o contrário da esperança. E Cristo não nos quer assim. Mesmo que demore a conversão de uma pessoa pelo qual você muito reza, lembre-se que o nosso tempo, não é o tempo de Deus.
O filho de Santa Mônica, hoje é o famoso Santo Agostinho, um gigante da Nossa Santa Igreja. Bispo, teólogo, filósofo, escritor... Foi u homem muito importante para nossa Igreja. Contribuiu bastante para a doutrina da Santíssima Trindade. Foi ele que resumiu os mandamentos da Bíblia em 10. fez também muitas outras contribuições para o aumento da nossa fé e confiança em Deus.
Santa Mônica e Santo Agostinho, rogai por nós!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Os mistérios Divinos

Os mistérios Divinos
Existem muitos mistérios que nos cercam na vida cristã, e às vezes queremos sempre a resposta para tudo. Mas porque Deus não nos revela tudo? Porque ele permite que pessoas tornem-se ateias ou até pagãs? Porque isso? Porque aquilo? E assim a mente humana vai sempre se questionando, que é uma coisa própria do homem.
Primeiramente vamos entender uma coisa: Deus é a pura verdade, ele com seu imenso brilho Divino nos fariam ficar atraídos por Ele. Se vessemos a face de Deus seríamos arrastados pelo seu amor, seríamos induzidos a tal ponto que não quereríamos mais saber de outra coisa a não ser Ele. Entretanto Deus também é extremamente bom e um dos maiores dom que nos deu foi a liberdade. Por esse motivo ele de certa forma esconde sua face para nós, pois Ele nos quer indo até a Ele por amor, pela sua própria força de vontade. Por isso ele nos fez voltados para Ele, ou seja, desde nossa concepção nosso coração já está de certa forma voltados para Deus.
Você pode querer acreditar ou não, a liberdade é sua, mas infelizmente muitos decidem não voltar-se para Deus e às vezes chegam ao ponto do ateísmo, que na visão de até mesmos grandes cientistas, é uma opção irracional. O ateu primeiramente não quer que Deus exista então logo não passa a acreditar.
Se um dia realmente entendêssemos Deus e seus mistérios, ele deixaria de ser Deus. Mas não faria isso para satisfazer nossos desejos. Mistério ou você aceita ou rejeita, ou fica louco tentando compreender se quiser também. Possa ser que na eternidade Ele nos revel alguns de seus mistérios. Somos criaturas e Ele o Criador!
Eis também um dos motivos pelo qual Deus não perdoou Satanás. Pois quando ainda era Lúcifer, anjo de luz, ele via constantemente a face do Senhor, mas optou pelo pior mesmo sabendo oque aconteceria depois (uma capacidade dos anjos), Ele sabia muito bem o que aconteceria, mas continuou com seu plano maligno, sendo assim expulso do Paraíso.
Peçamos sempre ao Senhor que nos ajude constantemente a crer na sua Palavra, peçamos a sua misericórdia para com nós pecadores. Voltemos o nosso coração ao Senhor Jesus, o Deus do impossível! Amém!