Nos dias 27 e 28 de Agosto celebramos memória de dois santos que viveram no início da Igreja: Santa Mônica e santo Agostinho. Queria falar um pouco da beleza desses dois.
Santa Mônica, uma mulher humilde, única cristão em sua casa, em que residiam seu filho e seu marido que ainda eram pagãos (mundanos). Isso às vezes não chega a ser diferente de hoje. A mãe, o pai, ou até mesmo só o filho é convertido na família. Diante desta situação o que fazer? Infelizmente muitos optam por ser aquele cristão chato, que tudo repreende e que por esses e outros motivos acabam afastando alguém de Jesus. Mas também temos outra opção, fazer o que Santa Mônica fez diante desta situação. Depois de orar por 30 anos ela conseguiu a conversão do filho, e na hora da morte do marido, conseguiu fazer com que ele se convertesse e fosse batizado. Conseguiu converter seu filho, pois não o repreendia a todo o momento, nas entregou-o nas mãos de Deus.
Não foi tão fácil. Assim também como não é hoje em dia. Rezamos por Uma semana pela conversão de alguém e já queremos resultados, entretanto Santa Mônica por 30 anos ficou em oração por seu filho, todos os dias dobrava seus joelhos em oração e pedia sempre por ele. Não deixou de confiar no Senhor. Não duvidou do seu poder. Porque para Deus nada é impossível. Por mais que não parecia mudar, Deus interveio naquela situação, saiba que Deus é imutável (ou seja, nunca muda) e hoje também ele quer fazer isso com sua família. Dá-lhe a conversão. Isso nos mostra também que para ser santo não precisa entrar no convento, ou para o sacerdócio, pois ser santo é ser servo de Deus.
Tire o pessimismo do seu coração, e creia que tudo pode ser mudado pela força da oração. O pessimismo não é coisa boa, pois poderíamos dizer que é o contrário da esperança. E Cristo não nos quer assim. Mesmo que demore a conversão de uma pessoa pelo qual você muito reza, lembre-se que o nosso tempo, não é o tempo de Deus.
O filho de Santa Mônica, hoje é o famoso Santo Agostinho, um gigante da Nossa Santa Igreja. Bispo, teólogo, filósofo, escritor... Foi u homem muito importante para nossa Igreja. Contribuiu bastante para a doutrina da Santíssima Trindade. Foi ele que resumiu os mandamentos da Bíblia em 10. fez também muitas outras contribuições para o aumento da nossa fé e confiança em Deus.
Santa Mônica e Santo Agostinho, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário