terça-feira, 30 de agosto de 2011

Divino Pai Eterno

O Divino Pai Eterno

No ano de 1840, no estado de Goiás o casal de agricultores Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira que foram residir próximo do Córrego do Barro Preto. Certa vez ele (o marido) estava no campo, quando sua inchada tocou em algo que não era pedra. Ao conferir de perto, percebeu que era um medalhão que cabia na palma de sua mão. Na medalha continha a imagem da Santíssima Trindade corando a Virgem Maria. Por ser um homem religioso, levou-a para casa onde rezava todos os dias perante o medalhão junto com sua esposa. E a notícia foi-se espalhando...
Os devotos fora aumentando e foi-se também criando capela em 1843, santuário em 1912 e o novo Santuário em 1943, até tornasse Sacrossanta basílica do divino pai Eterno em 2006. Mas foi no tempo de 1843 que Constantino encomendou ao artista plástico Veiga Valle fez uma replica de madeira para mostrar os detalhes do medalhão. Hoje podemos perceber que na imagem contem o Pai, o Filho e o Espírito Santo coroando Maria Santíssima. Bem antes de ter sido proclamada oficialmente com o título de Mãe rainha, Maria já era considerada pelos devotos como tal. Porque esse foi o Sonho de Deus e ninguém pode ir contra a sua vontade, mas se for... Esse medalhão com certeza é mais uma prova autêntica de que Maria é nossa Mãe e Rainha, coroada pelo próprio Deus.

Virgem augusta e protetora, rainha e senhora, protege-me à tua sombra, guardai-me, para que satanás, que semeia ruínas, não me ataque, nem triunfe de mim o iníquo adversário”. (Santo Efrém 306-373)

sábado, 27 de agosto de 2011

Mulher do Apocalipse

Mulher do Apocalipse


No Apocalipse de São João há um fato esplêndido a respeito de Maria: o Sol se faz de roupa, a lua faz-se de chão e as estrelas de coroa para a Virgem. O texto relata que o filho da tal mulher governa o mundo com o cetro de ferro e que logo depois fora elevado ao Céu onde esta diante de Deus. Quem é esse filho que governa o mundo com o cetro de ferro? É Jesus é claro e sua mãe é a Virgem Maria. É só usar o raciocínio lógico e comparar os acontecimentos da vida de Cristo e Maria relatados nos evangelhos com a leitura. O Diabo vendo tudo isso acontecendo começou a perseguir os filhos da Dela. Qual a religião mais perseguida do mundo? O Cristianismo, mais precisamente o catolicismo.
Rei só nasce de Rei, Maria é Rainha por ser Mãe de Deus e por ser associada à nova Eva, por isso a Igreja titulou-a como tal. Tenho certeza que esse Livro do apocalipse, mais precisamente o capítulo 12 ressaltou ainda mais também a devoção a Maria Santíssima.

OBS: Cuidado ao interpretar o livro do Apocalipse, é sempre melhor ter a ajuda de um sacerdote, ou de uma pessoa mais “entendida”, é bem capaz de interpretarmos errado e ensinar errado, formando assim uma espécie de heresia. A Igreja Católica nunca interpreta falando “eu acho”, mas sim a verdade, na luz do evangelho. Aquele livro é cheio de parábolas ou símbolos que nem mesmo a Igreja chegou ao conhecimento de todos.


“Rainha de todo gênero humano, porque fiel a significação do seu nome, se encontra acima de tudo quanto não é Deus”. ( Santo Epifânio 310-403)

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Maria Rainha do Universo

Maria Rainha do Céu e da Terra

“E no quinto mistério glorioso contemplamos a coração de Maria como Rainha do céu e da terra...” É assim que católicos do mundo inteiro devotos de Nossa Senhora rezam em suas contemplações. Maria a Virgem Mãe de Deus, Imaculada e Assunta ao Céu agora também é Rainha do Universo.
Essa devoção por Maria Rainha, apesar de só ser “concretizada” no ano de 1954 no dia 11 de Outubro pelo Papa Pio XII, começou a se difundir logo no inicio do Cristianismo desde o século III e vários santos como: Santo Efrém (347-420), Santo Gregório Nazianzo (329-389), São Jerônimo (347- 420), Santo Epifânio (310-403), e muitos outros que propagaram esta santa e bela devoção.
A palavra “Ave” é sempre dedicada a reis ou rainhas e isso a própria história nos relatou, e também é como nossa Senhora foi chamada pelo Arcanjo Gabriel na Saudação: “Ave, Cheia de graça” Lc1, 28. O fato de Maria ser chamada de Rainha não quer dizer que ela manda em Jesus, pois Ela mesma tem plena consciência que Jesus é o Seu Senhor Deus e Rei, e que ela é sua serva, sei que todos os católicos entenderão, mas vale ressaltar.
Falar a respeito da Coroação de Maria é bem complicado, pelo menos para mim, pois tem que ter o cuidado para não exagerar nas palavras e acabar tirando conclusões erradas ou acabar distorcendo essa verdade doutrinaria da nossa fé.

“A bem-aventurada Virgem Maria é rainha, não só porque é Mãe de Deus mais ainda porque como nova Eva, foi associada ao novo adão” (Trecho da Encíclica do Papa Pio XII, 11 de Outubro de 1954 a respeito de Nossa Senhora Rainha).

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Assunção de Maria: Parte 3 ( Final)

Assunta aos Céus

Não ficou dormindo por muito tempo e logo a Mãe de Deus foi elevada em corpo e alma na glória celeste pelos santos Anjos. Isso é uma beleza, uma esplendor, Maria uma pobre e humilde mulher não tem seu corpo corrupto e é levada aos Céus pelos Anjos.
A assunção de Maria nos mostra  que as promessas de Deus não são mentirosas. Nosso Senhor e Nossa Senhora estão em corpo e alma no céu e assim também estaremos quando ressucitarmos. Não seremos só almas, mas sim corpos e almas glorificados.
São João Damasceno em uma de suas belas homilias fala a respeito da Assunção da Virgem Maria:
 O trânsito de Maria aos Céus


Na verdade, poderemos designar com o nome de morte o mistério que se realizou em Vós, oh Maria? [...]
Uma vez que, quando Vos tornastes Mãe, vossa virgindade permaneceu incólume, vosso corpo foi preservado da decomposição ao emigrar deste mundo, ficando transformado num tabernáculo mais ilustre e excelso, não mais sujeito à morte, mas destinado a perdurar pelos séculos sem fim. [...] Não chamaremos de morte o vosso sagrado trânsito, mas dormição ou emigração e, com mais propriedade ainda, o designaremos como permanência na pátria, pois, ao deixar este mundo, obtendes uma morada muito mais excelente.
Os anjos e arcanjos Vos trasladaram. Ante vosso trânsito, os espíritos imundos que voam pelos ares, estremeceram-se de espanto. Com vossa passagem, o ar ficou abençoado e o éter santificado. O Céu, com gozo, recebe vossa alma [...].
Não subistes ao Paraíso à maneira de Elias, nem fostes como São Paulo transportada ao terceiro Céu, mas chegastes até ao trono real de vosso Filho, ao qual contemplais com vossos próprios olhos e com Ele habitais num clima de grande felicidade e confiança. (SAN JUAN DAMASCENO. Homilía sobre la Dormición de María)”

São João Damasceno nasceu e morreu bem antes do dogma a assunção, e mesmo assim já pronunciava o tal fato como uma verdade de fé.
É importante lembrar que a subida de Jesus ao Céu, foi uma ascensão, ou seja, ele subiu pelo seu próprio poder, já Maria subiu ao Céu levada pelos anjos por ordem do Senhor.
                Assunta ao céu, rogai por nós!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dormição de Maria: Parte 2

Dormição da Virgem Maria




Bom, todo humano que nasce, tem que morrer, isto é um fato, é real, é verídico. Morremos por causa do pecado Original que herdamos” de nossos primeiros pais. Por ser concebida sem mancha (Imaculada Conceição), Maria não morreu, pois o Senhor a poupou da morte.  Na Basílica de São Pedro encontra-se o túmulo de São Pedro, na Basílica de São Paulo o túmulo do tal e porque não construiriamos no túmulo de Maria uma basílica que supera até o Vaticano, pois ela é a figura mais importante do Cristianismo depois de Cristo? Porque ela não morreu.

A palavra morte, seria uma maneira muito forte de expressar o que aconteceu, mas sim dormição. Como o nome já diz, ela dormiu, no fim de seu tempo aqui na Terra ela dormiu, mas não ficou muito tempo dormindo. Quis a Divina Providência que Maria não passasse pela corrupção do corpo. Poderia até dizer como muitos dizem: “Se Cristo que é o verdadeeiro Deus e verdadeiro homem morreu, porque Maria que nen é Deus não morreu?

Jesus cristo morreu por missão. Ele era santo e Imaculado, se a missão dele não fosse salvar a humanidade, pode ter certeza que ele não morreria, se fosse para ficar aqui na terra, ele estaria vivo até hoje.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Asunção de Maria: parte 1

Assunção de Maria

O quarto e por enquanto ultimo dogma mariano, pode-se dizer que é um dos mais bonitos depois de Theotokos. Maria assunta ao céu em corpo e alma.
Após a proclamação do dogma da Imaculada Conceição, várias pessoas pediam ao Santo Padre o papa para que proclamasse o quarto dogma mariano. Essa verdade de fé não é só aceita no catolicismo, mas também pelos ordotoxos e anglicanos.
O dogma fora declarado pelo papa Pio XXII no dia Primeiro de Novembro de 1950. Não canso de admirar do discurso feito pelo papa neste dia.  Foi muito belo, e com certeza inspirado pelo Divino Espírito Santo.
Mesmo antes da proclamação do dogma, logo nos primeiros tempos do cristianismo, já se comemoravam a Assunção de Maria. Veja com atenção a proclamação:
"Depois de elevar a Deus muitas e reiteradas preces e de invocar a luz do Espírito da Verdade, para glória de Deus onipotente, que outorgou à Virgem Maria sua peculiar benevolência; para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e vencedor do pecado e da morte; para aumentar a glória da mesma augusta Mãe e para gozo e alegria de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, terminado o curso da sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória do céu".
É interessante mostrar que na proclamação do ultimo dogma, se tem contido os outros três: “...a Imaculada Mãe de Deus a sempre Virgem Maria...”.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

As bodas de Caná.

Fazei tudo o que ele vos disser.


- Leitura Bíblica: Jo 2, 1-10.
-Façam o que ele vos disser, com essas palavras Maria resume o que deve ser nossa relação com Deus. Ele criou 10 mandamentos, Jesus resumiu em 2 e Maria por sua vez resumiu em 1: “façam o que ele vos disser”.
-Mas fazer o que? O que foi que Jesus o que Jesus pediu que fizéssemos?
- Amais-vos, acreditai, anunciai a boa nova, tomai e comei, adorai, sirvam ao próximo, perdoem todos os dias seus irmãos 70x7, ou seja, perdoe sempre, em fim, amai-vos. É muita coisa para lembrar né? Não tem problema resuma tudo isso no amor, na caridade.
-estava olhando no dicionário o significado das palavras amor e caridade. Amor: 1. Afeição profunda. 2. O objeto dessa afeição./ Caridade: 1.Amor a Deus e ao próximo, no cristianismo. 2.Humanitarismo. Por conclusão posso dizer que a caridade é o maior estado do amor.
- É muito fácil nós amarmos só quem nos ama, quem nos ajuda, quem é nosso amigo, mas Jesus vai além. Ele quer nos convidar a amar também quem não nos ama, quem é nosso inimigo. Até a orar por eles Jesus nos pede. É esse o verdadeiro sentido da caridade. E São Francisco expressou tão bem esse sentido do amor em sua oração: “Ó mestre fazei com que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado, pois é dando que se recebe é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para vida eterna”.
-Será que nós cristãos estamos vivenciando a caridade? Será que amamos realmente quem não nos ama? Ou será que é só “faixada” tudo que fazemos? O que está faltando para agirmos assim? Já temos a palavra, somos cristãos, já vivenciamos várias coisas, Temos os sacramentos, temos Maria como mãe e intercessora, temos um clero maravilhoso, o que realmente falta é tomarmos vergonha na cara e deixar a palavra de Deus entrar em nossos corações e agir, é deixar ser a terra boa da qual a semente germinou e deu frutos e frutos. È ser o trigo do qual um dia os anjos ceifarão.
-E esse amor quem pode ser nosso exemplo? Jesus, é esse nosso exemplo, amou-nos tanto a ponto de vestir-se de carne e amou-nos tanto a ponto de dar a vida pelas suas criaturas. O criador sacrificou pela criatura.
- Leitura: Fl 2, 6-8.
-Vamos voltar as bodas de cana; O vinho acabou, consequentemente a festa também acabaria, mas por um simples pedido de mãe, Jesus acaba antecipando seu primeiro milagre, transformando a  água em vinho, e vinho de primeira, de boa qualidade para que a festa continuasse.
- Assim como Jesus transforma a água em vinho, também transforma a nossa vida pecadora numa vida em busca da santidade. Pelo Batismo, Crisma e Eucaristia, Jesus nos modifica nos torna o vinho que trará felicidade para nossas famílias, comunidades, em qualquer lugar que formos. Ele nos fará Sal da Terra e luz do mundo.
-O mestre sala fica abismado, pois guardaram o melhor vinho para o final da festa. Podemos também dizer que esse vinho é a felicidade eterna na casa do Pai, o céu.
- Jesus está aguardando esse vinho do qual a Igreja ainda espera por 2000 anos. O vinho que nos saciará por completo, nos trará felicidade. Onde habitaremos na morada dos anjos.
- Peça à mãe que o filho atende.
-Tudo por Jesus nada sem Maria.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Feições de Maria.

                       Feições de Maria


Preste atenção nas duas imagens. Reflita. Se ponha no lugar de Maria por alguns instantes. Na primeira imagem, podemos perceber a feição dela que nos diz: Veja meu filho amável, adorável, magos e pastores vem e se inclinam diante dele. Tão humilde, tão pobre, nascido numa manjedoura, sendo que é Rei dos Reis, e Senhor. Veio para anunciar a Boa Nova, para proclamar a verdade, e converter os povos... Contemple agora a segunda. Olhe bem para a feição de Maria. Aquela feição da mulher que grita: Gente olhe meu filho, veja como ele estas agora! Porque fizeram isso? Por quê? Porque o cuspiram, blasfemaram, espacaram, torturaram, crucificaram e mataram?  Só porque ele Anunciava a Boa Nova? Só porque amava a verdade? Você acha que uma mãe aguentaria ver seu filho assim? Creio que não! Mais eu estou aqui nesta situação, sem puder fazer nada, só chorar, chorar, chorar e confiar em Deus. Vou enterrá-lo daqui a pouco, mas tenho certeza que não ficará morto, pois como prometido em 3 dias ressuscitará!
Nossa Senhora da Soledade, rogai por nós!