segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Asunção de Maria: parte 1

Assunção de Maria

O quarto e por enquanto ultimo dogma mariano, pode-se dizer que é um dos mais bonitos depois de Theotokos. Maria assunta ao céu em corpo e alma.
Após a proclamação do dogma da Imaculada Conceição, várias pessoas pediam ao Santo Padre o papa para que proclamasse o quarto dogma mariano. Essa verdade de fé não é só aceita no catolicismo, mas também pelos ordotoxos e anglicanos.
O dogma fora declarado pelo papa Pio XXII no dia Primeiro de Novembro de 1950. Não canso de admirar do discurso feito pelo papa neste dia.  Foi muito belo, e com certeza inspirado pelo Divino Espírito Santo.
Mesmo antes da proclamação do dogma, logo nos primeiros tempos do cristianismo, já se comemoravam a Assunção de Maria. Veja com atenção a proclamação:
"Depois de elevar a Deus muitas e reiteradas preces e de invocar a luz do Espírito da Verdade, para glória de Deus onipotente, que outorgou à Virgem Maria sua peculiar benevolência; para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e vencedor do pecado e da morte; para aumentar a glória da mesma augusta Mãe e para gozo e alegria de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, terminado o curso da sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória do céu".
É interessante mostrar que na proclamação do ultimo dogma, se tem contido os outros três: “...a Imaculada Mãe de Deus a sempre Virgem Maria...”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário