sábado, 26 de novembro de 2011

Advento: Final.

Continuação

Esperar a Vinda do senhor não é ficar pensando o dia inteiro ou ficar com medo. Nunca foi e nunca será. E não é de agora que existe esse tipo de coisas. Há 2 mil anos atrás São Paulo em sua 1º carta aos Tessalonicenses, já aconselhava as pessoas da cidade de Tessalônica a não se perturbar com a vinda de Jesus( 1Ts 5, 1-11). A igreja Católica já nasceu esperando a Segunda Vinda do Senhor. 2.000 anos já se passaram e ainda continuamos a esperar. Não como pessoas loucas, mas como pessoas perseverantes na oração. Pois quando Jesus retornar, “será que vai encontrar fé sobre a Terra?” (Lc 18, 8).
NO advento a cor litúrgica é roxa, entretanto é um tempo de alegria e piedosa gratidão pela nossa salvação. Como já disse, possui dupla característica, um tempo de preparação para o Natal, e também por meio dessa lembrança, voltam-se os corações para as expectativas da Segunda Vinda Gloriosa de Cristo.
A Coroa Do Advento simboliza a nova aliança de Deus com a humanidade. Esta nova aliança é celebrada no sacramento da Santa Ceia. Ao círculo da coroa pode ser relacionada também a coroa de espinhos colocada na cabeça de Jesus naquela semana em que foi crucificado - a nova aliança foi feita pelo Jesus negado e rejeitado, com humildade e doação.
Os ramos verdes: comunica a esperança, uma esperança que leva a perseverança, uma entrega total da vida a Deus.
A fita vermelha: a cor vermelha na tradição litúrgica está ligada à cor do fogo e do sangue. Simboliza a cor da vida, do amor e ao mesmo tempo do derramamento do sangue, sacrifício. A nova aliança de Deus com a humanidade foi feita com amor, doação, sacrifício e trouxe a vida plena e eterna.
As 4 velas: uma vela para cada domingo que antecede ao dia 25 de dezembro. Alguns registros históricos contam que a coroa de advento surgiu em uma instituição que abrigava crianças pobres. Inicialmente ela continha entre 22 a 28 velas, uma para cada dia do tempo de advento. Devido aos custos diminuiu-se o número de velas.
As velas da coroa são acesas (a cada domingo mais uma), para iluminar a vigília do advento, a preparação para vinda da luz ao mundo. Simboliza que Jesus Cristo é a luz do mundo. Comunica a alegria da vida que procede de Deus, aquela que vai além dos limites que a vida no mundo impõe.
1º Domingo do Advento: Vela Verde (esperança)
2º Domingo do advento: Vela Branca (Paz)
3º Domingo do Advento: Vela Rosa (alegria)
4º Domingo do advento: Vela vermelha (amor)

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Advento: Parte 01

Advento

O ano civil começa em Janeiro e termina em Dezembro. Na Igreja Católica o ano litúrgico começa com o Advento e acaba com a Festa de Cristo Rei do Universo. Nesse a semana da Solenidade de Cristo Rei vai do dia 20 a 26 de Novembro.
Assim como a Quaresma, Tempo Comum e a Páscoa, o Advento também faz parte do tempo litúrgico. São quatro semanas que compõe o Advento. Meditamos a vinda Gloriosa de Cristo e a Primeira vinda, isto é, o Natal.

O advento nos propõe, a saber, esperar o senhor, que não se consiste em gritar pela rua que Jesus esta voltando, ou ficar só pensando como vai ser. Mas sim em fazer a vontade dele, e estar sempre procurando a santidade ao Maximo para que quando Ele venha como um ladrão, possamos estar de certa forma preparados. No advento também tem seus momentos marianos em que meditamos o Sim de Maria que deu inicio a Encarnação do verbo, pois ela também faz parte da nossa história Salvifica, isto é inevitável.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

A vela: final

Continuação

2º significado da vela: Símbolo da consumação.
A Vela também pode ser vista como símbolo da consumação, ela substitui diante de Deus a pessoa que a acende: consome-se como se fosse um holocausto oferecido a Deus. Na Antiguidade, o sacrifício mais perfeito era a vítima oferecida e queimada por inteiro, a vela por sua vez é um sacrifício em miniatura. Uma vela acesa para Deus é um sinal de adoração, submissão ao Deus Criador de todas as coisas.
Então o que dizer de uma vela acesa a um santo?
Uma vela acesa a Nossa Senhora, anjo ou santo tem o mesmo sentido, só que o sacrifício é oferecido a Deus por intercessão do tal. Entretanto o melhor sacrifício é a Eucaristia celebrada em toda santa missa.

3º Cristo Luz do mundo.
Representa Cristo, luz do mundo. Uma vela acesa na Igreja tem este significado, especialmente no tempo da páscoa ou no Batismo. Representa a luz do mundo que ilumina tudo e todos. Luz que traz a vida.
4º Outros significados.
Cada parte da vela pode representar a Santíssima Trindade. A cera: o Pai, O pavio: o Filho, o fogo: Espírito Santo. Também pode representar Jesus Cristo, a cera: carne, o fogo: a Divindade.
As duas velas no altar recomendadas pelo ritual romano para Santa Missa têm origem no Antigo Testamento, o quando o rei Salomão fez dois castiçais de ouro e pôs no altar do templo, um de cada lado. Também na noite da santa Ceia quando Jesus dispôs de luz para este sacrifício.
O fogo simboliza a fé, simboliza também a alegria do povo, muitas velas na Missa simboliza a fé dos assistentes.
 “acendem-se velas para Cristo acender, em nossos corações o fogo de sua ardente caridade e amor, porque, por amar-nos tanto padeceu até morrer na Cruz” (Santo Agostinho).

Quanto significado para vela né? Pois é a Nossa Igreja está cheia de riquezas espirituais.


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A vela: parte 01

A vela

A vela acesa tem um significado mais profundo do que pensamos. Entretanto existem vários significados. Em muitas seitas e religiões são usadas velas. Tentarei explicar o sentido da vela segundo a Igreja Católica Apostólica Romana. Ascender à vela a um santo ou anjo, não que vai iluminá-lo, que muitos pensam.
1º significado da vela: O homem.
A Vela acesa representa o homem (criatura Humana) que é a junção do espírito com a matéria. A cera: o corpo. O fio da vela: o espírito. È o fio que recebe a chama (a fé), e a cera que sustenta e condiciona-o para que nele tenha a fé e que se desenvolva. A vela acesa, tema a chama voltada para cima, quando o pavio é forte, resiste ao vento. Quando está em um lugar baixo, acaba iluminado tudo, assim como nossa fé deve ser. Dessa forma, a vela representa nossa adoração, culto, orações e nossa fé a Deus Nosso Senhor, nossa devoção a Nossa Senhora, um Anjo ou um Santo. 

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Familia Cristã: Final

Modelo para nossa famílias são Jesus, Maria e José, ou, a sagrada família. José como pai soube arcar com suas responsabilidades como pai, ensinou o que sabia ao seu filho, principalmente carpintaria, trabalhando sempre para sustentar sua família. Protegia sua esposa e seu filho assim como um verdadeiro pai.
Maria cuidou muito bem de seu filho, o educou, ensinou a doutrina da sua religião, esteve sempre ao lado do filho como uma verdadeira mãe.
E Jesus como filho escutou os ensinamentos de seus pais, fora obediente, educado.
Maria sabia cuidar muito bem de seu filho:Ora todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa;
E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa.
E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe.
Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos;
E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele.
E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.
E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?
E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia.
E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas.
E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.(Lucas 2:41-52).”
Maria sempre levava Jesus no Templo, quando ela o perdeu de vista fora direto ao templo, pois sabia que Jesus estava lá. Se fosse uma mãe que ao invés d elevar o filho a Igreja, levasse a lugares onde só nos faz se levar para coisas ruins, se perder o seu filho, pode ter certeza que ali ele estava. É dever de todo pai e mãe católico orientar seus filhos na fé, ser bom exemplo para o filho, de estar (mesmo quando bem pequeno) levando-os as missas, na catequese e estar ativo na vida deles.
Que nessas 4 semanas do advento e principalmente no natal, as famílias possam refletir mais sobre tudo. Procurar a unidade na família. E perceber que quem tem mudar sou eu. Ser luz em nossas famílias e nossas vidas.

Jesus Maria e José a nossa família vossa é!

domingo, 13 de novembro de 2011

Família cristã:parte 01.

Família Cristã.

De todas as comunidades e ambientes que passamos em nossa vida (escola, trabalho, religião...), a primeira é a família, onde aprendemos os valores da vida moral, também de onde flui a educação, respeito, e principalmente a vida cristã. Infelizmente pouca são as famílias que fazem isso, que tomam essa responsabilidade, e ensinam coisas que só fazem perder pouco a pouco a dignidade da pessoa.
Hoje pais ensinam a destruir a antiga regra: olho por olho e dente por dente. Ensinam palavrões, e etc. No começo muitos acham bonitinha uma criança com pouca idade dançando músicas que degredem a dignidade humana, acham bonito darem bebidas alcoólicas e soltarem palavrões, mas quando cresce tudo se torna feio, e acabam às vezes colocando a culpa em Deus, pelo individuo se entregar a bebidas ou outras coisas que destroem.
Não estou aqui para criar uma utopia em que a família será sem discussões, que tudo fosse maravilha... Não muito pelo contrário, uma família também carrega suas cruzes no dia a dia.
Mas então, quem que familia devemos nos basear? Quem são a família modelo?

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

As santas imagens: parte 03

O Catecismo também nos afirma que a “arte sacra só é bela quando corresponde a sua própria vocação que é evocar e glorificar, na fé e na oração o Mistério transcendente de Deus...” (catecismo da Igreja Católica, 2502). A arte sacra por fim é um meio de levar o homem a adoração a Deus nosso Criador, Salvador e Santificador.
A beleza das santas imagens em nossa Igreja é muito grande! Ora, se ter a imagem de um santo católico é sinal de adoração, então todos tirem suas fotos das paredes, e dos álbuns e joguem fora, pois a foto também é uma imagem.
Imagem de como seria a partir do Santo Sudário o rosto de Cristo.
Em nossas imagens retratamos Santos e Santas, Beatos e Beatas que souberam na vida visar primeiramente a cristo como centro e único Caminho da vida. Os anjos que também fazem parte da história da salvação. E o próprio Cristo que é imagem do Deus invisível.
OBS: Comparando as imagens de Jesus no Santo sudário com as imagens de vários artistas que fizeram o rosto de Cristo, podemos perceber certa diferença nos olhos, nos cabelos, na cor, barba e bigode e etc.
Jesus tem característica de uma pessoa Israelense a dois mil anos atrás.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

As santas imagens: parte 02

Santo Sudário

Mas é claro que não, louco são essas pessoas que interpretam tudo errado. O Senhor em seu primeiro mandamento ordenou para que não fizéssemos ídolos, ou seja, deuses para adoração. Somente Deus pode ser adorado e mais ninguém. Nós católicos não fazemos imagens para serem adorado. Não as colocamos acima de Deus.
No livro do Êxodo, já no capítulo 32, quando Moises estava na Montanha Santa conversando com o Senhor, o povo que estava lá em baixo fez para si um bezerro de ouro para ser adorado (Ex 32, 1-10). Vejam a tolice daquele povo, mesmo depois de verem tantos prodígios  sinais de Deus, eles ainda persistiam em adorar outros deuses. Isso sim que é um pecado contra o primeiro mandamento de Deus.
Nossas santas imagens representam principalmente a cristo. Não podemos representar o Deus invisível, mas quando Cristo encarnou-se e torrnou-se homem como nós, passamos a ter uma imagem de Deus através de Cristo (Catecismo da Igreja Católica, 1159). O santo Sudário é uma prova autentica do rosto de Cristo, pois esse pano de linho onde colocaram seu corpo no dia de sua morte ficou a marca do corpo e do rosto de Cristo.
No livro dos Números, capítulo 21, vemos que Deus ordenou a Moises que fizesse uma serpente de bronze para que todo aquele que olhasse ficasse curado. E até Salomão, o homem mais sábio que já existiu e existirá, segundo o próprio Deus também fez imagens de Querubins cada um com dez côvados de altura (1 Rs 6, 23-32). Entretanto essas imagens que eles faziam não eram adoradas, o mesmo acontece conosco. As santas imagens tem o seu jeito de glorificar a Deus. “ Ao se encarnar o Filho de Deus inaugurou uma nova “economia” das imagens” (Catecismo da Igreja Católica , 2131).
“O catecismo também nos mostra que o “culto cristão das imagens não é contrário ao primeiro mandado, que proíbe os ídolos. E fato, a honra prestada a uma imagem se dirige ao modelo original, e quem venera uma imagem a pessoa que nela esta pintada. As honras prestadas às santas imagens são uma “veneração respeitosa” e, não uma adoração, que só compete a Deus”. (Catecismo da Igreja Católica, 2132).

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

As santas imagens: parte 01.

As santas Imagens

Um dos nossos símbolos também são as imagens. Especificamente falando, as imagens de Jesus, Maria, dos santos e Anjos... Infelizmente elas não são respeitadas por muitas pessoas não católicas, que muitas vezes destroem, conspiram ou fazem algo para nos provocar.
Imagem de São Bento
Nas imagens (especificamente falando, dos santos) nos lembram sua história ou o que representa para nossa Igreja. Vejamos um exemplo: A imagem de São bento vem sempre acompanhada por um cajado (de pastor), um livro, e um pássaro negro. O cajado, porque era o abade e fundador dos beneditinos, o livro é sua regra que ele mesmo escreveu e o pássaro é que certa vez ele estava rezando e um pássaro negro o rodeava como que vigiando e percebeu que era o demônio. Existem também santos que nas imagens vem com o objeto com o qual fora morto ex: Santo André, Santa Catarina de Alexandria...
Erroneamente pensam que nós católicos adoramos imagens. E retiram da Bíblia alguns textos que fala da proibição de imagens. No primeiro mandamento da Lei de Deus, dito pelo próprio nos diz que adorará somente a Ele e para que não façamos imagem de ídolos para se curvar e servir, pois Javé é um Deus ciumento (Ex 20, 3-5). Engraçado que no mesmo livro (Êxodo) o Senhor pede a Moises que ele faça uma arca da aliança para por os mandamentos em escrito. Encimando a arca dois querubins feitos de Ouro um olhando para o outro. (Ex 24, 18-20). Para quem não sabe os querubins são anjos que fazem parte da 1ª tríade do 2ª coro celeste que estão no céu.
E agora? Deus está louco? Primeiro pede para não construir e depois pede a Moises!

domingo, 6 de novembro de 2011

Angelus uma oração mariana

Ângelus

O ângelus é uma oração mariana na qual nós católicos lembramos e meditamos o momento da Encarnação do verbo Divino no seio da Virgem Maria. Geralmente meditamos as 06:00hrs, 12:00hrs e/ou as 8:00hrs. Em Portugal, por exemplo, são sempre as 12:00hrs. Já aqui no Brasil são as 18:00hrs. Para nós católicos o mistério da Encarnação de Deus deve ser contemplado sempre, além de muito belo, nos faz perceber o quanto ele nos amou e nos ama. Mesmo sendo Deus, vestiu-se de nossa natureza inferior, inferior até que os anjos, tudo isso para nos salvar. Também contemplamos a anunciação do anjo Gabriel a Maria. Deus escolheu um anjo para anunciar a Virgem que será mãe do Salvador. Quem estando na rua, nunca ouviu as 18:00hrs uma música da Ave-Maria na rua?
No momento do ângelus, os católicos fazem um sinal de respeito e veneração.
O Ângelus é uma oração muito antiga, nos tempos pascais (Período da Páscoa), o ângelus é trocado pela “Regina Caeli”, outra oração muito importante para nós. Em muitas Igrejas, praticamente todas as Igrejas, o ângelus vem acompanhado de forma inicial com o sino para dar as respectivas orações. Nessas orações também fazemos referências bíblicas.
E o anjo do senhor anunciou a Maria
E ela concebeu do Espírito Santo.

Ave-Maria...

Na primeira parte da oração contemplamos a hora em que o anjo Gabriel visitou Maria. Deus enviou o seu anjo para anunciar que Maria será mãe do Salvador e a chama de Cheia de Graça dizendo-a que o nome do filho será Jesus Cristo, o filho de Deus. Ela mulher judia humilde e pobre que morava na em sua pequena cidade de Nazaré é chamada a ser Mãe de Deus. Em toda a Bíblia, Maria é a única chamada de “Ave, Cheia de Graça”. Ela tão cumulada de Graça. Graças que já transbordavam do seu coração.

Eis aqui a serva do Senhor
Faça-se em mim segundo a tua palavra.

Ave-Maria...

E Maria com sua doce e humilde resposta diz ao anjo que é a serva do Senhor e que nela seja feita a vontade de Deus. O seio da Virgem já era santificado pelo Espírito Santo para receber Jesus. Nessa hora ela tornou-se mãe do próprio Deus. Abraçou totalmente a missão lhe designada. Ema verdadeira Mulher obediente ao Senhor. Entregou-se totalmente a ele em espírito e em verdade. Surge primeira mulher cristã.

E o Verbo Divino se fez carne
E habitou entre nós.

Ave-Maria...

E o Deus invisível, sem imagem, tornou-se visível, passou a ser também homem como nós, vestindo-se com nossa carne. E não acaba Ele veio habitar em nosso meio. Quis provar de tudo que passamos menos o pecado. E o Deus eterno que é o Alfa e o Ômega, passou a ter uma mãe. E um grande mistério iniciou-se, a Encarnação do Verbo Divino.


Rogai a nós Santa Mãe de Deus,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:

Infundi Senhor, vos suplicamos vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do anjo, viemos ao conhecimento da encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, pela sua paixão e morte na cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, senhor Nosso. Amém


“Por este “ave”, para o mundo tão suave, gerastes um Filho contra as leis da carne; da Estrela nasceu um novo Sol.” (Ave Maria, Virgo Serena)