domingo, 6 de novembro de 2011

Angelus uma oração mariana

Ângelus

O ângelus é uma oração mariana na qual nós católicos lembramos e meditamos o momento da Encarnação do verbo Divino no seio da Virgem Maria. Geralmente meditamos as 06:00hrs, 12:00hrs e/ou as 8:00hrs. Em Portugal, por exemplo, são sempre as 12:00hrs. Já aqui no Brasil são as 18:00hrs. Para nós católicos o mistério da Encarnação de Deus deve ser contemplado sempre, além de muito belo, nos faz perceber o quanto ele nos amou e nos ama. Mesmo sendo Deus, vestiu-se de nossa natureza inferior, inferior até que os anjos, tudo isso para nos salvar. Também contemplamos a anunciação do anjo Gabriel a Maria. Deus escolheu um anjo para anunciar a Virgem que será mãe do Salvador. Quem estando na rua, nunca ouviu as 18:00hrs uma música da Ave-Maria na rua?
No momento do ângelus, os católicos fazem um sinal de respeito e veneração.
O Ângelus é uma oração muito antiga, nos tempos pascais (Período da Páscoa), o ângelus é trocado pela “Regina Caeli”, outra oração muito importante para nós. Em muitas Igrejas, praticamente todas as Igrejas, o ângelus vem acompanhado de forma inicial com o sino para dar as respectivas orações. Nessas orações também fazemos referências bíblicas.
E o anjo do senhor anunciou a Maria
E ela concebeu do Espírito Santo.

Ave-Maria...

Na primeira parte da oração contemplamos a hora em que o anjo Gabriel visitou Maria. Deus enviou o seu anjo para anunciar que Maria será mãe do Salvador e a chama de Cheia de Graça dizendo-a que o nome do filho será Jesus Cristo, o filho de Deus. Ela mulher judia humilde e pobre que morava na em sua pequena cidade de Nazaré é chamada a ser Mãe de Deus. Em toda a Bíblia, Maria é a única chamada de “Ave, Cheia de Graça”. Ela tão cumulada de Graça. Graças que já transbordavam do seu coração.

Eis aqui a serva do Senhor
Faça-se em mim segundo a tua palavra.

Ave-Maria...

E Maria com sua doce e humilde resposta diz ao anjo que é a serva do Senhor e que nela seja feita a vontade de Deus. O seio da Virgem já era santificado pelo Espírito Santo para receber Jesus. Nessa hora ela tornou-se mãe do próprio Deus. Abraçou totalmente a missão lhe designada. Ema verdadeira Mulher obediente ao Senhor. Entregou-se totalmente a ele em espírito e em verdade. Surge primeira mulher cristã.

E o Verbo Divino se fez carne
E habitou entre nós.

Ave-Maria...

E o Deus invisível, sem imagem, tornou-se visível, passou a ser também homem como nós, vestindo-se com nossa carne. E não acaba Ele veio habitar em nosso meio. Quis provar de tudo que passamos menos o pecado. E o Deus eterno que é o Alfa e o Ômega, passou a ter uma mãe. E um grande mistério iniciou-se, a Encarnação do Verbo Divino.


Rogai a nós Santa Mãe de Deus,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:

Infundi Senhor, vos suplicamos vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do anjo, viemos ao conhecimento da encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, pela sua paixão e morte na cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, senhor Nosso. Amém


“Por este “ave”, para o mundo tão suave, gerastes um Filho contra as leis da carne; da Estrela nasceu um novo Sol.” (Ave Maria, Virgo Serena)

Nenhum comentário:

Postar um comentário