Continuação
2º significado da vela: Símbolo da consumação.
A Vela também pode ser vista como símbolo da consumação, ela substitui diante de Deus a pessoa que a acende: consome-se como se fosse um holocausto oferecido a Deus. Na Antiguidade, o sacrifício mais perfeito era a vítima oferecida e queimada por inteiro, a vela por sua vez é um sacrifício em miniatura. Uma vela acesa para Deus é um sinal de adoração, submissão ao Deus Criador de todas as coisas.
Então o que dizer de uma vela acesa a um santo?
Uma vela acesa a Nossa Senhora, anjo ou santo tem o mesmo sentido, só que o sacrifício é oferecido a Deus por intercessão do tal. Entretanto o melhor sacrifício é a Eucaristia celebrada em toda santa missa.3º Cristo Luz do mundo.
Representa Cristo, luz do mundo. Uma vela acesa na Igreja tem este significado, especialmente no tempo da páscoa ou no Batismo. Representa a luz do mundo que ilumina tudo e todos. Luz que traz a vida.
4º Outros significados.
Cada parte da vela pode representar a Santíssima Trindade. A cera: o Pai, O pavio: o Filho, o fogo: Espírito Santo. Também pode representar Jesus Cristo, a cera: carne, o fogo: a Divindade.
As duas velas no altar recomendadas pelo ritual romano para Santa Missa têm origem no Antigo Testamento, o quando o rei Salomão fez dois castiçais de ouro e pôs no altar do templo, um de cada lado. Também na noite da santa Ceia quando Jesus dispôs de luz para este sacrifício.
O fogo simboliza a fé, simboliza também a alegria do povo, muitas velas na Missa simboliza a fé dos assistentes.
“acendem-se velas para Cristo acender, em nossos corações o fogo de sua ardente caridade e amor, porque, por amar-nos tanto padeceu até morrer na Cruz” (Santo Agostinho).
Quanto significado para vela né? Pois é a Nossa Igreja está cheia de riquezas espirituais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário