domingo, 25 de dezembro de 2011

O Incenso

Incenso


 
Outro símbolo da nossa Igreja que também é bíblico, mas muito “atacado” infelizmente por pura ignorância das pessoas que muitas vezes gostam de “meias verdades” e não ela por completo.
O incenso é também usado em outras religiões como candomblé, hinduísmo, judaísmo, budismo, e muitas outras religiões pagãs. Para nós cristãos católicos o incenso é um sinal de pureza, e por isso também usamos em nossa liturgia ou até mesmo em casa.
Algumas referências bíblicas sobre o incenso:
Os judeus usavam muito o incenso para os cultos de solenidade, e era uma forma de agradar a Deus. No novo Testamento também vemos passagens que citam o incenso: Zacarias (pai de João Batista) estava no templo fazendo o serviço religioso, pois era seu dia, fora ele fazer a oferta do incenso. Nessa hora toda a assembléia se reunia do lado de fora (Lc 1, 8-10). Veja a importância do incenso naquele tempo. Uma pessoa que entrava para ofertar o incenso que como já disse é um sinal de pureza e santidade. No nascimento de Jesus, Os três reis magos foram visitar o Menino Jesus. Esses magos representam todo o mundo pagão que também se inclinam para adorar a Deus feito homem. Eles deram três significativos presentes: Ouro incenso e mirra (MT 2, 11).
O ouro representa a majestade, o poder e a soberania de Jesus. O incenso representa a pureza e a santidade de Jesus. E a mirra o sacrifício que Ele faria por toda humanidade. Até o próprio Deus ganhou de presente incenso! Côo posso desprezar tanto assim uma coisa que tem tanto significado em nossa vida e na vida de Jesus? Várias outras passagens do Antigo testamento e do Novo que nos menciona o incenso como instrumento de culto ao Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário