terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Purgatório: parte 02


É claro que o sacramento do Batismo e da Reconciliação perdoa todos os nossos pecados, contudo ainda estamos sujeitos ao pecado, e muitas vezes pecamos. Todo pecado confessado no sacramento da Reconciliação não será levado para em conta no dia do julgamento, pois Deus justo juiz e misericordioso não remoe faltas que já foram perdoadas.
Entretanto quem está no purgatório é mais feliz e com uma confiança muito maior do que uma pessoa na Terra, pois lá a certeza e inevitável que irão para junto do Pai. Os anjos e a Virgem Maria, sempre vão ao purgatório para auxiliar, e amparar as almas que lá se encontram.

“Quando havia reunido seu exército, Judas alcançou a cidade de Odolão e, chegando o sétimo dia da semana, purificaram-se segundo o costume e celebraram ali o sábado.39.No dia seguinte, Judas e seus companheiros foram tirar os corpos dos mortos, como era necessário, para depô-los na sepultura ao lado de seus pais.40.Ora, sob a túnica de cada um encontraram objetos consagrados aos ídolos de Jânia, proibidos aos judeus pela lei: todos, pois, reconheceram que fora esta a causa de sua morte.41.Bendisseram, pois, a mão do justo juiz, o Senhor, que faz aparecer as coisas ocultas,42.e puseram-se em oração, para implorar-lhe o perdão completo do pecado cometido. O nobre Judas falou à multidão, exortando-a a evitar qualquer transgressão, ao ver diante dos olhos o mal que havia sucedido aos que foram mortos por causa dos pecados.43.Em seguida, fez uma coleta, enviando a Jerusalém cerca de dez mil dracmas, para que se oferecesse um sacrifício pelos pecados: belo e santo modo de agir, decorrente de sua crença na ressurreição,44.porque, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles.45.Mas, se ele acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente,46.era esse um bom e religioso pensamento; eis por que ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas.” (II Macabeus 12, 39-46)

É daí que também podemos tirar a certeza em que rezar pelos mortos não é coisa vã. Naquele tempo ao invés de orações, os judeus faziam sacrifício ao Senhor, mas Deus não quer sacrifício e sim oração. Então toda a Santa Igreja católica é convidada há todos os dias rezarem pelos que já faleceram e que se encontram no Purgatório, para que encontrem o mais rápido possível, o alívio eterno na morada de Deus.
Quem sempre vem nos pedindo para rezarem por estas pessoas é Nossa Senhora em suas aparições.
Nem todos passam pelo purgatório. No juízo particular que temos logo após a morte, uns vão direto para o Inferno, pois por própria vontade se afastaram de Deus. Uns vão direto para o céu, como por exemplo, os santos. Já outros passam pelo purgatório, por terem pecado mesmo na amizade com Deus. Irmãos, não esperemos passar pelo purgatório, devemos viver a santidade por completo aqui na Terra, sejamos santos como nosso pai celeste é Santo.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

o Purgatório: parte 01

As pessoas que morrem na amizade com Deus, mas mesmo assim continuou a pecar, embora já tenha de certa forma uma certeza da salvação eterna por promessa de Jesus, passa antes por um estado de purificação que a Santa Igreja católica denomina de purgatório.
O purgatório é um estado temporário onde acontecem a purificação final dos eleitos de Deus. É lá onde purificamo-nos para entrar no reino do Céu, pois na morada de Jesus não se pode entrar um mínimo pecado. Apesar de lá ser um lugar onde pagamos tudo o que fizemos mesmo na amizade com deus, é totalmente diferente do inferno, que é para onde vão as pessoas que por conta própria afastou-se do pai. É também o próprio Cristo que nos comprova a existência do purgatório, quando diz: “daí você não sairá enquanto não pagar até o ultimo centavo”. (Mt 5, 26).
Segundo alguns santos como Santo Agostinho, Papa Gregório I e Gregório de Nissa, no purgatório há um fogo purificador, diferente do fogo material, nesse fogo que purifica toda alma, o coração de alguns pecados veniais que cometemos aqui na Terra. E que esse fogo da purificação é mais doloroso do que qualquer coisa que o homem pode ter sofrido em vida. Ainda já ouvi dizer que o tempo mínimo no purgatório é como se fosse o tempo Maximo de vida aqui na Terra.
No que concerne a certas faltas leves, deve-se crer que existe antes do juízo um fogo purificador, segundo o que afirma aquele que é a Verdade, dizendo, que, se alguém tiver pronunciado uma blasfêmia contra o espírito santo, não lhe será perdoada nem no presente século nem no século futuro (Mt 12,32). Desta afirmação podemos deduzir que certas faltas podem ser perdoadas no século presente, ao passo que outras, no século futuro. (Catecismo da Igreja Católica, 1031).

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

As sete armas contra Satanás! Parte 02.

Por isso alegrai-vos, ó céus, e todos que aí habitais. Mas, ó terra e mar, cuidado! Porque o Demônio desceu para vós, cheio de grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta. ( Ap 12,12)

Satanás desceu sobre nós com ira e furor. E o que fazemos? É sobre isso quero tratar. Das armas contra o demônio.
 Primeira arma: a Eucaristia. Não tem arma mais poderosa do que essa. Quando você recebe o corpo de Cristo e faz adorações ao santíssimo não tem demônio que resista, pois ali é presença real de Jesus Cristo, de Deus.
 Segunda arma: A Virgem Maria. Ele odeia tanto ela. Exorcistas nos comprovam todas as vezes que durante exorcismos eles ficam furiosos quando é mencionado o nome de Maria, pois Maria é humana e nunca foi manchada pelo pecado. Ele odeia tanto ela. Quando invocamos Maria em nossas orações tenha certeza de que ele se afasta totalmente.

Terceira arma: Confissão. A confissão é uma espécie de ringue que Satanás não consegue penetrar, pois é ali que você confessa diante de Deus os seus pecados e recebe suas conseqüências prestando contas a Deus.

Quarta arma: Oração e o santo Rosário. Não há dúvidas a oração, principalmente o Santo rosário é uma metralhadora contra o nosso inimigo. Infeliz a pessoa que não reza, principalmente quando se trata do santo rosário que nos faz levar em uma comunhão com Deus.

Quinta arma: Louvor. Louvor é como uma água bem quente que jogamos em satanás. Ele foge, pois ele é muito soberbo para louvar a Deus, coisa que ele não conseguiu.
Sexta arma: humildade. Quando se é humilde agrada muito a Deus e desagrada muito a Satanás, por isso ele odeia Maria, pois ela soube ser humilde, e ele não.
Sétima arma: Obediência. Qual pessoa obediente o demônio não detesta? Ser obediente é como que estar comprando briga com ele, pois a obediência a Deus nos leva a Santidade coisa que ele não quer.
Por fim, só queria mostrar a todos vocês tudo isso não para você ter medo do demônio, mas para que quando ele te vê, ele diga: Corre porque já esta vindo um cristão de verdade! Para que ele tenha medo de você. Satanás não é uma personificação, ou seja, uma representação do mal. Ele é sim um espírito impuro, que existe. Não caia na conversa de que ele não existe, porque se Satanás tem várias armas, a mais forte é fazer não acreditarmos que ele existe.
Tudo por Jesus, nada sem Maria!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

As sete armas contra Satanás! parte 01.

"A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: filho do homem, entoa um cântico fúnebre sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Eis o que diz o Senhor Javé: Eras um selo de perfeição, cheio de sabedoria, de uma beleza acabada.Estavas no Éden, jardim de Deus, estavas coberto de gemas diversas: sardônica, topázio e diamante, crisólito, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda; trabalhados em ouro. Tamborins e flautas estavam os teus serviços, prontos desde o dia em que foste criado. Eras um querubim protetor colocado sobre a montanha santa de Deus; passeavas entre as pedras de fogo. Foste irrepreensível em teu proceder desde o dia em que foste criado, até que a iniqüidade apareceu em ti. No desenvolvimento do teu comércio, encheram-se as tuas entranhas de violência e pecado; por isso eu te bani da montanha de Deus, e te fiz perecer, ó querubim protetor, em meio às pedras de fogo. Teu coração se inflou de orgulho devido à tua beleza, arruinaste a tua sabedoria, por causa do teu esplendor; precipitei-te em terra, e dei com isso um espetáculo aos reis."(Ez 28, 11-17)

Como nos diz o Papa, atualmente nós cristãos (na maioria das vezes) sempre evitamos falar de Satanás, e ficamos com a ladainha de que preferimos falar de coisas boas. Entretanto isso faz com que fiquemos desinformados de como saber se defender do demônio. Como já vimos na leitura satanás, que era antes chamado de lúcifer, era um anjo muito amado por Deus, que o deu como missão guardar o trono sagrado, e a dádiva de governar terça parte dos anjos.
Após Deus revelar que pretenderia criar os humanos a sua imagem e semelhança, satanás, ficou com muita raiva, soberba e inveja. Raiva, porque Deus nos fez a nossa imagem e semelhança, soberba por que não queria ser de certa forma inferior a todos nós, e com inveja, pois Deus não o fez também a sua imagem e semelhança. No céu não existe pecado e logo Satanás fora jogado ao mundo tendo São Miguel Arcanjo como executor da obra. E o que acontece com ele aqui na Terra? 



quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Continuação, do Credo

  Salvação
    
“ E em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor ,
   Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo
   Nasceu da Virgem Maria;
   Padeceu sob Pônico Pilatos,
   Foi crucificado, morto e sepultado;
   Desceu a mansão dos mortos;
   Ressucitou ao terceiro dia;
   Subiu aos Céus,
   Esta sentado a direita de Deus Pai, Todo – Poderoso,
   De onde há de vir e a julgar os vivos e os mortos.”
 
Sua misericórdia foi tão grande que enviou Jesus Cristo seu único filho a Terra. É daí que nasce o Mistério da Redenção dos homens. Através do  Divino Espírito Santo, veio no seio Purissímo de Maria, foi batizado por João Batista, anunciou o Reino dos Céus e por fim foi cruelmente açoitado, coroado de espinhos, subiu o Calvário levando a cruz às costas, foi crucificado, morto e sepultado. Venceu a morte. E como havia predito ressucitou no terceiro dia. Subiu ao céu e hoje está a direita de Deus Pai que no juízo final julgurá os vivos e os mortos.


Santificação

“ Creio no Espírito Santo,
   Na santa Igreja Católica,
   Na comunhão dos Santos,
   Na remissão do pecados,
   Na ressureição da carne,
   Na vida eterna.”
 
         Fonte e princípio de nossa Santificação é dita no terceiro capítulo da procissão. O Divino Espírito Santo. É Ele quem matém nossa Igreja viva e forte contra as portas do inferno. Quem converte, ampara, recupera, estimula, conduz a verdade plena e santifica. E será nosso advogado no juízo final para que possamos ter a vida eterna.

 

“Amém”

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Profissão de Nossa Fé!

Credo apostólico

Todos os dias, após a homilia, incontáveis números de católicos fiéis recitam durante a missa uma fórmula doutrinária ou procissão da nossa fé. Segundo uma antiga tradição, os doze apóstolos, reunidos em Jerusalém, teriam estabelecido em comum os rudimentos da nova fé, cada um ditando seu artigo. Essa versão era recitada pelos novos cristãos no momento do Batismo, e ficou conhecida como credo apostólico.

“ Assim como a semente de mostarda contém num pequeníssimo grão um grande números de ramos, da mesma forma este resumo da fé encerra em algumas palavras todo o conhecimento da verdadeira piedade contida no Antigo e no Novo Testamento” – Assim diz São Cirilo de Jerusalém.

O Credo está dividido em 3 partes : Criação, Salvação e Santificação.

Criação

  “Creio em Deus Pai Todo – Poderoso,
    Criador do Céu e da Terra;”

Nessas primeiras palavras, cofirmamos que cremos em Deus Pai. Uma afirmação forte. Voltemos ao Gênesis. Retratamos o grande e infinito poder que O Todo-Poderoso tem. Criou o Céu e a Terra, os seres visíveis e invisíveis. Para os homens paraíso terrestre, pra os anjos paraíso celeste. Infelizmente seduzido pelo poder da mentira, o homem erroneamente pensa em se tornar como Deus. Acaba trazendo o pecado ao mundo deixando assim O Pai muito triste. Poderia Ele no estalar de dedos destruir tudo, fazer tudo voltar ao nada. Mas não, sua misericórdia era, é e sempre será muito grande.

domingo, 1 de janeiro de 2012

2012: Feliz Ano Novo

Feliz ano Novo, para todos vocês. Agradeça sempre a Deus por tudo que Ele te dá, seja da menor a maior coisa. Esteja sempre atento as atualizações do Blog, comente, faça perguntas... Ajude-me na evangelização pela internet. Vamos evangelizar de todas as formas, vamos ser cristãos em todos os lugares que formos. Sejamos luz para o mundo, seja sal da Terra... Enfim façamos a vontade do Pai. Que juntos possamos construir um mundo melhor.
   Muito Obrigado por estar sempre visitando meu blog,
                      Fiquem com Deus!