terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Profissão de Nossa Fé!

Credo apostólico

Todos os dias, após a homilia, incontáveis números de católicos fiéis recitam durante a missa uma fórmula doutrinária ou procissão da nossa fé. Segundo uma antiga tradição, os doze apóstolos, reunidos em Jerusalém, teriam estabelecido em comum os rudimentos da nova fé, cada um ditando seu artigo. Essa versão era recitada pelos novos cristãos no momento do Batismo, e ficou conhecida como credo apostólico.

“ Assim como a semente de mostarda contém num pequeníssimo grão um grande números de ramos, da mesma forma este resumo da fé encerra em algumas palavras todo o conhecimento da verdadeira piedade contida no Antigo e no Novo Testamento” – Assim diz São Cirilo de Jerusalém.

O Credo está dividido em 3 partes : Criação, Salvação e Santificação.

Criação

  “Creio em Deus Pai Todo – Poderoso,
    Criador do Céu e da Terra;”

Nessas primeiras palavras, cofirmamos que cremos em Deus Pai. Uma afirmação forte. Voltemos ao Gênesis. Retratamos o grande e infinito poder que O Todo-Poderoso tem. Criou o Céu e a Terra, os seres visíveis e invisíveis. Para os homens paraíso terrestre, pra os anjos paraíso celeste. Infelizmente seduzido pelo poder da mentira, o homem erroneamente pensa em se tornar como Deus. Acaba trazendo o pecado ao mundo deixando assim O Pai muito triste. Poderia Ele no estalar de dedos destruir tudo, fazer tudo voltar ao nada. Mas não, sua misericórdia era, é e sempre será muito grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário