É claro que o sacramento do Batismo e da Reconciliação perdoa todos os nossos pecados, contudo ainda estamos sujeitos ao pecado, e muitas vezes pecamos. Todo pecado confessado no sacramento da Reconciliação não será levado para em conta no dia do julgamento, pois Deus justo juiz e misericordioso não remoe faltas que já foram perdoadas.
Entretanto quem está no purgatório é mais feliz e com uma confiança muito maior do que uma pessoa na Terra, pois lá a certeza e inevitável que irão para junto do Pai. Os anjos e a Virgem Maria, sempre vão ao purgatório para auxiliar, e amparar as almas que lá se encontram.
“Quando havia reunido seu exército, Judas alcançou a cidade de Odolão e, chegando o sétimo dia da semana, purificaram-se segundo o costume e celebraram ali o sábado.39.No dia seguinte, Judas e seus companheiros foram tirar os corpos dos mortos, como era necessário, para depô-los na sepultura ao lado de seus pais.40.Ora, sob a túnica de cada um encontraram objetos consagrados aos ídolos de Jânia, proibidos aos judeus pela lei: todos, pois, reconheceram que fora esta a causa de sua morte.41.Bendisseram, pois, a mão do justo juiz, o Senhor, que faz aparecer as coisas ocultas,42.e puseram-se em oração, para implorar-lhe o perdão completo do pecado cometido. O nobre Judas falou à multidão, exortando-a a evitar qualquer transgressão, ao ver diante dos olhos o mal que havia sucedido aos que foram mortos por causa dos pecados.43.Em seguida, fez uma coleta, enviando a Jerusalém cerca de dez mil dracmas, para que se oferecesse um sacrifício pelos pecados: belo e santo modo de agir, decorrente de sua crença na ressurreição,44.porque, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles.45.Mas, se ele acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente,46.era esse um bom e religioso pensamento; eis por que ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas.” (II Macabeus 12, 39-46)
É daí que também podemos tirar a certeza em que rezar pelos mortos não é coisa vã. Naquele tempo ao invés de orações, os judeus faziam sacrifício ao Senhor, mas Deus não quer sacrifício e sim oração. Então toda a Santa Igreja católica é convidada há todos os dias rezarem pelos que já faleceram e que se encontram no Purgatório, para que encontrem o mais rápido possível, o alívio eterno na morada de Deus.
Quem sempre vem nos pedindo para rezarem por estas pessoas é Nossa Senhora em suas aparições.
Nem todos passam pelo purgatório. No juízo particular que temos logo após a morte, uns vão direto para o Inferno, pois por própria vontade se afastaram de Deus. Uns vão direto para o céu, como por exemplo, os santos. Já outros passam pelo purgatório, por terem pecado mesmo na amizade com Deus. Irmãos, não esperemos passar pelo purgatório, devemos viver a santidade por completo aqui na Terra, sejamos santos como nosso pai celeste é Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário