segunda-feira, 6 de junho de 2011

Theotokos - Mãe de Deus

Ave-Maria cheia de graça o senhor é convosco, bendito sois vós entre as mulheres e bendito e o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria mãe de Deus rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Amém.”

Na oração mariana mais famosa “Ave-Maria” tem uma frase muito bela, talvez uma das mais bonitas: Mãe de Deus. Essa frasezinha tão sublime, tão bonita, e ao mesmo tempo tão polêmica para os não-católicos. O termo Mãe de Deus ás vezes é interpretado de má forma, pois pensam que se refere a Deus Pai. Maria é mãe de Jesus que também faz parte da Santíssima Trindade? Não é ele o Deus Salvador?
Embora a Bíblia Sagrada não diga exatamente que ela é Mãe de Deus, afirma expressamente que é Mãe de Cristo que é o verdadeiro Deus.
A palavra Theotokos vem do grego Theo Deus Tokos Parto, entretanto traduzimos na Igreja como Mãe de Deus. O termo “Theotokos” são muito mais usados nas Igrejas Ortodoxas. Já as Igrejas Católicas usam o termo “Mãe de Deus”.
A Virgem Maria não foi mãe de Deus desde a eternidade, mas passou a ser quando estava na Terra.
Esse dogma fora realizado em Éfeso no ano de 431, mas nem todos aceitaram como uma verdade de fé. Nestório, um patriarca de Constantinopla, quis que Maria fosse chamada de “Cristotokos”, ou seja, Mãe de Cristo, pois achava que só foi mãe da natureza humana de Cristo e não da natureza divina. Vários adversários de Nestório como, por exemplo, Cirilo de Alexandria (375- 444) argumentou que: "O Verbo se fez carne (João 1, 14), ou seja, o Verbo (que é Deus - João 1, 1) é a carne; e a carne é o Verbo, Maria foi a mãe da carne e por consequência do Verbo”. E continuou: "Surpreende-me que há alguns que duvidam que a Virgem santa deve ser chamada ou não de Theotokos. Pois, se Nosso Senhor Jesus Cristo é Deus, e a Virgem santa deu-o à luz, ela não se tornou a [Theotokos]?".                 A partir desta argumentação, o Terceiro Concílio Ecumênico afirmou como dogma que Maria era Theotokos. Um evangelista chamado Lucas (autor do Evangelho Segundo Lucas) foi o próprio pintor da primeira imagem de Nossa Senhora que hoje é mais conhecida como Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Nem o evangelista a desprezava.

Sobre o dogma veremos:
- A escolhida por Deus
- Maternidade Divina
- Jesus submisso a Maria

   Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário