Casamento dos padres
Afirmação: É um exagero os padres da Igreja não se casarem. Paulo permitiu que Timóteo ordenasse bispos casados. Porque ninguém consagrado se casa? (1Tm 3, 2-5) Se casassem com certeza diminuiriam os casos de pedofilia.
Resposta: Vamos primeiramente ao contexto historio daquela carta. Como ainda tinham poucos cristãos e urgentemente precisava-se de bispos, Paulo então de certa forma é “forçado” a chamar homens que só tenham uma esposa e seja irrepreensível (1Tm 3, 2-5).
Como prova disso, o próprio Paulo pede às pessoas que sigam o celibatário assim como ele. Jesus Cristo também fora celibatário. Paulo pede aos solteiros e viúvas que sejam como ele (1Cr 7, 7-9). Mas também ele fala que cada um tenha o dom que recebeu de Deus.
Ser sacerdote é ser ícone de Cristo, ou seja, é também representá-lo e imitá-lo aqui na Terra. É também entregar-se totalmente a Deus para que nele seja realizada a obra salvífica. Certamente um padre não teria tempo para uma esposa, pois também tem a missão de evangelizar se for preciso sair do país ou até do continente.
Com a conversão muitos bispos da Igreja Anglicana (que podiam casa-se), , O papa o fez renovar os votos do bispo e permitiu que eles continuassem com suas esposas. E desde os princípios da Igreja fora assim, papas, padres, bispos sempre no celibatário com a exceção de alguns casos. O único que do sacramento da Ordem podem casar-se são os diáconos. Quando digo casar é ter uma só esposa para o resto de sua vida aqui na Terra.
Os casos de pedofilia que segundo pesquisas feitas, eram mais com meninos, indicam que tem mais haver com homossexualidade, do que com pedofilia. Infelizmente temos muitos lobos disfarçados de cordeiros. Isso é inevitável.
Essa idéia do celibatário não é antiquada, Jesus foi celibatário, os 12 apóstolos deixaram tudo para ser celibatário junto com Cristo, os discípulos também foram, e assim por diante numa tradição de 2 mil anos!
O Celibatário não é uma lei divina e sim uma lei eclesial, em casos especiais pode ser “abolida” (se é assim que posso dizer).
“O que está sem mulher, cuida das coisas do senhor, como há de agradar a Deus. Mas o que está casado cuida das coisas do mundo, como há de dar gosto a sua mulher”. (1Tm 7, 32-33).
“Eu gostaria que todos os homens fossem como eu. Mas cada um recebe de Deus o seu dom particular; um tem este dom, e outro tem aquele.” (1Cr 7, 7)
Nenhum comentário:
Postar um comentário