terça-feira, 4 de outubro de 2011

A riqueza do Vaticano

A riqueza do Vaticano


“Afirmação”: O Vaticano é um lugar muito rico, que se vendessem todas as obras de artes, os ouros coisas dariam para distribuir e ajudaria pobres do mundo inteiro. Porque o Papa tem um rico palácio no Vaticano enquanto pessoas vivem no “relento”?

Resposta: Bem queria que alguém primeiramente me mostrasse alguma conta em que o nome está na Igreja Católica. Certamente, não tem. Em primeiro se vendessem todas as coisas do Vaticano não daria em nada, pois tudo que ali estão não tem valor econômico, mas sim espiritual. Além do mais é também patrimônio. Nem tudo que reluz é ouro!
Segundo lugar, nada ali esta no nome do Papa, assim como a casa onde os padre e bispos ficam, simplesmente eles residem ali. A diferença é que lá é maior, por também ser a “sede da Igreja” e haver uma maior concentração de pessoas.
Historicamente falando, é comprovado que o Vaticano nasceu depois de uma serie de doações de terras que os fieis deram a Igreja, por amor. Os bens da nossa Igreja: templos, museus, praças,..., não pertence especificamente a uma pessoa, mas sim de todos nós católicos. Por acaso alguém já pagou para entrar no Vaticano?
O Vaticano, também tão sonhado por Santo Agostinho (A cidade de Deus), é um dos lugares da Igreja Católica mais visitada do mundo, tem que ter suporte para residir um tanto grande de pessoas, alías também a Basílica de São Pedro é a maior do mundo.
Infelizmente na História da Igreja, houve alguns Papas que abusaram dos bens da Igreja pensando que eram deles, causando assim alguns escândalos, mas Graças a Deus hoje isso não acontece mais. Os papas não deixam nenhuma herança, diferentemente de outras denominações cristãs em que o “chefe” deixa heranças para os filhos.
Jesus em sua parábola da semente de mostrada, nos mostra também a Igreja hoje. Jesus nasceu numa gruta em Belém e iniciou com uma pessoa e de pouquinho em pouquinho, com Maria sua mãe, depois 12 apóstolos, 72 discípulos e hoje tem mais de 1 bilhão de seguidores de Cristo. Belo exemplo da semente de mostarda que quando semente é a menor deles, mas quando nasce torna-se a maior de todas.
Praça de São Pedro em frente a Basílica do proprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário