segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Incenso: final

Na liturgia da Igreja usamos o incenso. Principalmente na hora da Aleluia (antes da proclamação do Evangelho) momento em que o sacerdote ou auxiliar incensa o lecionário ou Bíblia, em sinal de respeito e amor pela palavra de Deus.
No catecismo da Igreja Católica também vemos um pequeno argumento a respeito do incenso: A liturgia da palavra é parte integrante das celebrações sacramentais. Para alimentar a fé dos fieis, os sinais da Palavra de Deus precisam ser valorizados: o livro da palavra (lecionário ou evangelário), sua veneração (procissão, incenso, luz),..(CIC, 1154).
O próprio Deus gosta de incenso. O que quero explicar é que todos não devem ser forçados a estar perto de incenso, porque também vai do gosto de cada um, mas quero mostra que não se deve criticar incenso afirmando que é coisa demoníaca, pois até mesmo nossos patriarcas usavam incenso.
Muitas pessoas gostam de usar incenso em suas casas por tradição, ou usam seguido de alguma oração. Existe incenso de várias formas, cheiro e tamanho.




Salmo 140 (141)

Senhor, eu vos chamo, vinde logo em meu socorro; escutai a minha voz quando vos invoco.

Que minha oração suba até vós como a fumaça do incenso, que minhas mãos estendidas para vós sejam como a oferenda da tarde.
Ponde, Senhor, uma guarda em minha boca, uma sentinela à porta de meus lábios.

Não deixeis meu coração inclinar-se ao mal, para impiamente cometer alguma ação criminosa. Não permitais que eu tome parte nos festins dos homens que praticam o mal.

Se o justo me bate é um favor, se me repreende é como perfume em minha fronte. Minha cabeça não o rejeitará; porém, sob seus golpes, apenas rezarei.

Seus chefes foram precipitados pelas encostas do rochedo, e ouviram quão brandas eram as minhas palavras.

Como a terra fendida e sulcada pelo arado, assim seus ossos se dispersam à beira da região dos mortos.

Pois é para vós, Senhor, que se voltam os meus olhos; eu me refugio junto de vós, não me deixeis perecer.

Guardai-me do laço que me armaram, e das ciladas dos que praticam o mal.

Caiam os ímpios, de uma vez, nas próprias malhas; quanto a mim, que eu escape são e salvo.

domingo, 25 de dezembro de 2011

O Incenso

Incenso


 
Outro símbolo da nossa Igreja que também é bíblico, mas muito “atacado” infelizmente por pura ignorância das pessoas que muitas vezes gostam de “meias verdades” e não ela por completo.
O incenso é também usado em outras religiões como candomblé, hinduísmo, judaísmo, budismo, e muitas outras religiões pagãs. Para nós cristãos católicos o incenso é um sinal de pureza, e por isso também usamos em nossa liturgia ou até mesmo em casa.
Algumas referências bíblicas sobre o incenso:
Os judeus usavam muito o incenso para os cultos de solenidade, e era uma forma de agradar a Deus. No novo Testamento também vemos passagens que citam o incenso: Zacarias (pai de João Batista) estava no templo fazendo o serviço religioso, pois era seu dia, fora ele fazer a oferta do incenso. Nessa hora toda a assembléia se reunia do lado de fora (Lc 1, 8-10). Veja a importância do incenso naquele tempo. Uma pessoa que entrava para ofertar o incenso que como já disse é um sinal de pureza e santidade. No nascimento de Jesus, Os três reis magos foram visitar o Menino Jesus. Esses magos representam todo o mundo pagão que também se inclinam para adorar a Deus feito homem. Eles deram três significativos presentes: Ouro incenso e mirra (MT 2, 11).
O ouro representa a majestade, o poder e a soberania de Jesus. O incenso representa a pureza e a santidade de Jesus. E a mirra o sacrifício que Ele faria por toda humanidade. Até o próprio Deus ganhou de presente incenso! Côo posso desprezar tanto assim uma coisa que tem tanto significado em nossa vida e na vida de Jesus? Várias outras passagens do Antigo testamento e do Novo que nos menciona o incenso como instrumento de culto ao Senhor.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Minuto com Menino Jesus

Minuto com o menino Jesus


Abençoai-me, Menino Jesus e rogai por mim sem cessar. Afaste de mim, hoje e sempre o pecado. Se tropeçar, estende vossa mão até mim. Se cem vezes caio, sem vezes levantai-me. Se me deixares Menino Jesus o que será de mim? Nos perigos do mundo, assiste-me. Quero morrer sob vosso manto. Quero que minha vida te faça sorrir. Olhai-me com compaixão, não me deixes Jesus meu. Recebei-me e levai-me junto de vós. Vossa benção me acompanhe hoje e sempre. Amém, Aleluia.


Deus fiel, tu enviaste ao mundo o Salvador
Como tinhas prometido ao teu povo,
E encarregaste-O de reunir na unidade
Todos os teus filhos dispersos.

Ele é a Tua Palavra viva,
E o que Ele diz é a paz.
A paz que tu nos dás através d’Ele,
E que nos cabe também a nós construir.

Como no tempo de Isaías,
Como na época de João batista,
A voz dos teus profetas
Insiste conosco para traçar para Ele,
Nas terras áridas da humanidade de hoje,
Um caminho plano: endireitar com a verdade
As vias tortuosas da mentira,
Encher com amor os fossos de ódio
Que separam a família humana,
Aplanar as montanhas de injustiça
Que opõem os homens, dar de novo
A liberdade aos nossos irmãos que
Defrontam obstáculos que lhes parecem intransponíveis.
Então, a Tua glória revelar-se-á e todo o verão
Que a boca do senhor falou.
A justiça caminha a sua frente
E a paz na senda dos seus passos.

Não deixes a nossa preguiça e o nosso egoísmo
Atrapalhar o nosso caminho ao encontro de Cristo, nossa paz.
Prepara os nossos corações para o acolhermos;
Que Ele nos encontre límpidos e irrepreensíveis na paz.
Isso te pedimos em nome do próprio Jesus,
Teu Filho, nosso Senhor.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O verdadeiro sentido do natal

Chega o Natal, e nas lojas, rádios, ruas,... Vemos Papai Noel, promoção, arvoré de natal, ceia, presentes, pisca-pisca, mas o elemento principal da festa está faltando, Jesus Cristo.
O natal é uma festa cristã em que celebramos o nascimento de Cristo, mas porque tantos símbolos que muitas vezes não tem nada a ver com o natal?
Assim como na Páscoa, no Natal o mundo está tentando ofuscar a verdadeira beleza das nossas festas cristã com muitas figuras pagãs. Sou poucos lugares onde vemos o presépio, e infelizmente muitos caem nessa ladainha.
O papai Noel é como se fosse uma figura deformadissima de São Nicolau.
São Nicolau era um homem muito rico que depois se tornou bispo, no Natal sempre dava presente às pessoas. Não tirava de foco e nem tentava ofuscar a beleza do Natal, muito pelo contrário, através disso ele tentava chamar mais atenção ao sentido do natal.
Já o Papai Noel anda no trenó, é velho, barbudo e dá presente as crianças obedientes. Nenhuma relação com Jesus.
Não sendo radical, mas tenho que dizer que os que não estão com Jesus estão contra Jesus, a figura do Papai Noel, acabou ofuscando a beleza do Deus menino que numa  gruta nasceu. Hoje vemos mais Papai Noel do que o presépio. Isso é um grande absurdo! Por trás daquele bom velhinho, muitas coisas existem...
Nesse Natal procure o verdadeiro sentido dessa festa tão importante para todos nós, recite o Santo Rosário e curta essa Natal como um verdadeiro Cristão.
Afinal o que a encarnação do verbo que se fez presente no meio de nós, tem haver com um bom velhinho que dá presentes?

OBS: não pense que estou aqui para dizer que não arme mais sua arvore de Natal!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O mistério da encarnação: parte 02

Cena do filme "Jesus a história do nascimento"

Percebam que Jesus não foi a Belém para evangelizar, pois só com seu nascimento naquela cidade já fora uma grande evangelização, e o que aconteceu? Todos rejeitaram em hospedar a mulher grávida, prestes a dar a luz. Rejeitaram Maria e José, rejeitaram também a Jesus. Todo aquele que rejeita Maria, também rejeita Jesus.
            No ano de 2000, ano jubileu, o beato João Paulo II na missa de Natal, diante de todos se ajoelhou e pediu perdão por todos os erros que os filhos da Igreja cometeram, sim, pois a Igreja é Santa e Imaculada, pois o seu fundador é Jesus Cristo quando disse a que “Pedro, tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja “(Mt 16). Quando somos católicos e pecamos, a parte de nós que pecou não esta em comunhão com a Igreja. Em fim, ele pediu perdão em nome da Igreja por tantos e tantos erros que ela reconhece de seus filhos. Mas muitos não aceitam esse perdão...
            A encarnação do Verbo divino é muito importante para nossa fé. Ao invés de no natal comemorarmos ou nos preocuparmos com Papai Noel, árvore de natal, pisca-pisca... Vamos primeiramente refletir o verdadeiro sentido desta festa tão linda proposto pela Igreja, contemplar um grande mistério de nossa fé, o nascimento de Jesus. Os anjos do céu se alegravam e juntos catavam Glória, os antigos patriarcas e profetas descendentes de Davi ou não, se alegraram, mas Satanás de tristeza gritava, pois naquele dia Deus se fez homem e o vencerá numa foram inferior a dele, mostrando que também podemos vencê-lo. O céu naquele momento parou para ver Jesus menino. Jesus filho de Maria. Jesus é Deus, ou seja, Maria é Mãe de Deus.
Enquanto Jesus bebê chorava de amor, Satanás chorava de medo. Aleluia! Aleluia!
Nesse Natal contemple o verdadeiro sentido do natal, recitem o terço todos os dias e medite muito o nascimento de Jesus. Isso serve para mim e para você.

 Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O mistério da encarnação: parte 01

O mistério da encarnação


Estamos bem perto do Natal, e mais uma vez contemplaremos verdadeiramente o nascimento de JESUS. Um Deus que se fez homem para nos salvar. Ele na sua plenitude e superioridade infinita se redimiu se humilhou tornando-se um dos seres mais inferiores que criou. Deus ao invés de se encarnar em forma angelical (que era até mais perfeita) preferiu ser homem como nós, sofreu de tudo que sofremos menos o pecado, pois soube ser obediente ao Pai até o fim.
Deus se tornou homem! Quanta raiva, vergonha e derrota da parte de Satanás!São Paulo em uma de suas cartas mais doutrinárias nos diz que “onde foi grande o pecado, foi bem maior a graça” (Rm 5,20). Adão e Eva deram, ao desobedecerem às supremas ordens de Deus, o pecado Original, que acabou separando-os de Deus. E como “presente” para nossas gerações, herdamos o Pecado Original que ao nascer todos nós recebemos. Mas a partir desse Pecado, findou também uma graça tão grande, mas tão grande, que em comparação entre a graça e o pecado, o pecado não passa de um grão de areia. A encarnação do Verbo Divino, a Encarnação do Deus que antes era invisível, esta foi a graça!
No filme “Jesus a história do nascimento”, bem já no final, na hora do nascimento, veio em minha mente uma felicidade tão grande e me encantei com o mistério. Deus que criou tudo passou a ser um simples bebê que até um arranhão poderia ser grave. Quanta fragilidade em Deus! Em toda sua grandeza mostra em todo o Antigo testamento tornou-se num simples bebê. Imagine como Maria ficou ao Jesus nascer, como José ficou, os pastores, os reis magos... Devem ter ficado totalmente maravilhado, por terem vistos o Salvador em forma de Bebê, um Rei tão grande numa pequena manjedoura, numa gruta tão simples, onde antes fora desprezado por todos.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

8 de Dezembro : Final

Continuação

E depois de muitos pedidos do povo, de muitos estudos, e provas, O papa proclamou e definiu dogma a Imaculada Conceição da Virgem Maria. Com essas palavras:
“Em honra da santa e indivisa Trindade, para decoro e ornamento da Virgem Mãe de Deus, para exaltação da fé católica, e para incremento da religião cristã, com a autoridade de Nosso senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e com a nossa, declaramos, pronunciamos e definimos a doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilegio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus e, portanto, deve ser sólida e constantemente crida por todos os fieis”. (Bulla Ineffabilis Deus, papa Pio IX).
Foi ela a única depois de Cristo concebida sem pecado Original. O Pecado Original é o pecado da desobediência de Adão e Eva, no Gênesis. O primeiro pecado de nossos pais, Adão me Eva, que acabou os separando de Deus. E pelos merecimentos de Jesus Cristo, por obra de Deus, Ela fora concebida sem mancha, a bendita entre as mulheres.
Se for pelo pecado de Adão e Eva, o pecado entrou no mundo, foi por Jesus na intercessão de Maria, que a graça penetrou abundantemente. A obediência de Maria em aceitar ser a Mãe de Deus. É por isso que Ela em sua tamanha humildade, fé e obediência conseguiu pisar sobre a cabeça de Satanás. Tudo isso para a glória de Deus.
É importante e interessante mostrar que o que levou a oficialização do dogma foi: A aparição de Nossa Senhora da Conceição a Santa Catarina Lauboré, onde começou a difusão da Medalha Milagrosa; A outra: o próprio satanás que forçado por dois exorcistas dominicanos, frei Cassiti e frei Pignataro, para ver se era verdadeiro o dogma, e como resposta satanás fez um soneto que hoje é um dos hinos mais belos da Imaculada Conceição provando que ela era da tal, vale lembrar que isso não foi da vontade dele, Mas se Deus quis, e quando ele quer, quem vai se opuser?
E como confirmação da proclamação Nossa Senhora apareceu em Lourdes à pequena santa Bernadette, dizendo que é a Imaculada Conceição.

Faça fortemente uma oração a Santíssima Imaculada Conceição pedindo que ela interceda por ti e te ajude a viver na santidade.

domingo, 4 de dezembro de 2011

8 de Dezembro

08 de Dezembro dia da Imaculada Conceição

No Dia 8 de Dezembro de 1854, Papa Pio IX declara como dogma a Imaculada Conceição da Virgem Maria. Esse dogma antes de ser oficializado já era bem divulgado desde o início do cristianismo. Apóstolos, Os Santos Padres (que vieram após os apóstolos), os santos e todo o povo Cristão já afirmavam. Entretanto só fora oficializado muito tempo depois. É como uma escola que já ensina que funciona bem e que tem capacidade, mas que ainda não foi oficializada.
Maria como Mãe de Deus não poderia estar cheia de pecado e sim Cheia de graça, nome que é dado a Ela pelo próprio arcanjo Gabriel, se assim quis A Divina Providência, Amém! A mãe de Deus não poderia ser qualquer uma, tinha que ser uma mulher respeitosa e respeitada, pura, virgem e principalmente com fé e confiança em Deus. E essa foi a Virgem Maria. Segundo a Tradição Ela desde pequena tinha sido consagrada ao Senhor, de todas as meninas do templo junto com ela, ela era a mais fervorosa e confiante nas promessas do Senhor.

sábado, 26 de novembro de 2011

Advento: Final.

Continuação

Esperar a Vinda do senhor não é ficar pensando o dia inteiro ou ficar com medo. Nunca foi e nunca será. E não é de agora que existe esse tipo de coisas. Há 2 mil anos atrás São Paulo em sua 1º carta aos Tessalonicenses, já aconselhava as pessoas da cidade de Tessalônica a não se perturbar com a vinda de Jesus( 1Ts 5, 1-11). A igreja Católica já nasceu esperando a Segunda Vinda do Senhor. 2.000 anos já se passaram e ainda continuamos a esperar. Não como pessoas loucas, mas como pessoas perseverantes na oração. Pois quando Jesus retornar, “será que vai encontrar fé sobre a Terra?” (Lc 18, 8).
NO advento a cor litúrgica é roxa, entretanto é um tempo de alegria e piedosa gratidão pela nossa salvação. Como já disse, possui dupla característica, um tempo de preparação para o Natal, e também por meio dessa lembrança, voltam-se os corações para as expectativas da Segunda Vinda Gloriosa de Cristo.
A Coroa Do Advento simboliza a nova aliança de Deus com a humanidade. Esta nova aliança é celebrada no sacramento da Santa Ceia. Ao círculo da coroa pode ser relacionada também a coroa de espinhos colocada na cabeça de Jesus naquela semana em que foi crucificado - a nova aliança foi feita pelo Jesus negado e rejeitado, com humildade e doação.
Os ramos verdes: comunica a esperança, uma esperança que leva a perseverança, uma entrega total da vida a Deus.
A fita vermelha: a cor vermelha na tradição litúrgica está ligada à cor do fogo e do sangue. Simboliza a cor da vida, do amor e ao mesmo tempo do derramamento do sangue, sacrifício. A nova aliança de Deus com a humanidade foi feita com amor, doação, sacrifício e trouxe a vida plena e eterna.
As 4 velas: uma vela para cada domingo que antecede ao dia 25 de dezembro. Alguns registros históricos contam que a coroa de advento surgiu em uma instituição que abrigava crianças pobres. Inicialmente ela continha entre 22 a 28 velas, uma para cada dia do tempo de advento. Devido aos custos diminuiu-se o número de velas.
As velas da coroa são acesas (a cada domingo mais uma), para iluminar a vigília do advento, a preparação para vinda da luz ao mundo. Simboliza que Jesus Cristo é a luz do mundo. Comunica a alegria da vida que procede de Deus, aquela que vai além dos limites que a vida no mundo impõe.
1º Domingo do Advento: Vela Verde (esperança)
2º Domingo do advento: Vela Branca (Paz)
3º Domingo do Advento: Vela Rosa (alegria)
4º Domingo do advento: Vela vermelha (amor)

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Advento: Parte 01

Advento

O ano civil começa em Janeiro e termina em Dezembro. Na Igreja Católica o ano litúrgico começa com o Advento e acaba com a Festa de Cristo Rei do Universo. Nesse a semana da Solenidade de Cristo Rei vai do dia 20 a 26 de Novembro.
Assim como a Quaresma, Tempo Comum e a Páscoa, o Advento também faz parte do tempo litúrgico. São quatro semanas que compõe o Advento. Meditamos a vinda Gloriosa de Cristo e a Primeira vinda, isto é, o Natal.

O advento nos propõe, a saber, esperar o senhor, que não se consiste em gritar pela rua que Jesus esta voltando, ou ficar só pensando como vai ser. Mas sim em fazer a vontade dele, e estar sempre procurando a santidade ao Maximo para que quando Ele venha como um ladrão, possamos estar de certa forma preparados. No advento também tem seus momentos marianos em que meditamos o Sim de Maria que deu inicio a Encarnação do verbo, pois ela também faz parte da nossa história Salvifica, isto é inevitável.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

A vela: final

Continuação

2º significado da vela: Símbolo da consumação.
A Vela também pode ser vista como símbolo da consumação, ela substitui diante de Deus a pessoa que a acende: consome-se como se fosse um holocausto oferecido a Deus. Na Antiguidade, o sacrifício mais perfeito era a vítima oferecida e queimada por inteiro, a vela por sua vez é um sacrifício em miniatura. Uma vela acesa para Deus é um sinal de adoração, submissão ao Deus Criador de todas as coisas.
Então o que dizer de uma vela acesa a um santo?
Uma vela acesa a Nossa Senhora, anjo ou santo tem o mesmo sentido, só que o sacrifício é oferecido a Deus por intercessão do tal. Entretanto o melhor sacrifício é a Eucaristia celebrada em toda santa missa.

3º Cristo Luz do mundo.
Representa Cristo, luz do mundo. Uma vela acesa na Igreja tem este significado, especialmente no tempo da páscoa ou no Batismo. Representa a luz do mundo que ilumina tudo e todos. Luz que traz a vida.
4º Outros significados.
Cada parte da vela pode representar a Santíssima Trindade. A cera: o Pai, O pavio: o Filho, o fogo: Espírito Santo. Também pode representar Jesus Cristo, a cera: carne, o fogo: a Divindade.
As duas velas no altar recomendadas pelo ritual romano para Santa Missa têm origem no Antigo Testamento, o quando o rei Salomão fez dois castiçais de ouro e pôs no altar do templo, um de cada lado. Também na noite da santa Ceia quando Jesus dispôs de luz para este sacrifício.
O fogo simboliza a fé, simboliza também a alegria do povo, muitas velas na Missa simboliza a fé dos assistentes.
 “acendem-se velas para Cristo acender, em nossos corações o fogo de sua ardente caridade e amor, porque, por amar-nos tanto padeceu até morrer na Cruz” (Santo Agostinho).

Quanto significado para vela né? Pois é a Nossa Igreja está cheia de riquezas espirituais.


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A vela: parte 01

A vela

A vela acesa tem um significado mais profundo do que pensamos. Entretanto existem vários significados. Em muitas seitas e religiões são usadas velas. Tentarei explicar o sentido da vela segundo a Igreja Católica Apostólica Romana. Ascender à vela a um santo ou anjo, não que vai iluminá-lo, que muitos pensam.
1º significado da vela: O homem.
A Vela acesa representa o homem (criatura Humana) que é a junção do espírito com a matéria. A cera: o corpo. O fio da vela: o espírito. È o fio que recebe a chama (a fé), e a cera que sustenta e condiciona-o para que nele tenha a fé e que se desenvolva. A vela acesa, tema a chama voltada para cima, quando o pavio é forte, resiste ao vento. Quando está em um lugar baixo, acaba iluminado tudo, assim como nossa fé deve ser. Dessa forma, a vela representa nossa adoração, culto, orações e nossa fé a Deus Nosso Senhor, nossa devoção a Nossa Senhora, um Anjo ou um Santo. 

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Familia Cristã: Final

Modelo para nossa famílias são Jesus, Maria e José, ou, a sagrada família. José como pai soube arcar com suas responsabilidades como pai, ensinou o que sabia ao seu filho, principalmente carpintaria, trabalhando sempre para sustentar sua família. Protegia sua esposa e seu filho assim como um verdadeiro pai.
Maria cuidou muito bem de seu filho, o educou, ensinou a doutrina da sua religião, esteve sempre ao lado do filho como uma verdadeira mãe.
E Jesus como filho escutou os ensinamentos de seus pais, fora obediente, educado.
Maria sabia cuidar muito bem de seu filho:Ora todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa;
E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa.
E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe.
Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos;
E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele.
E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.
E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?
E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia.
E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas.
E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.(Lucas 2:41-52).”
Maria sempre levava Jesus no Templo, quando ela o perdeu de vista fora direto ao templo, pois sabia que Jesus estava lá. Se fosse uma mãe que ao invés d elevar o filho a Igreja, levasse a lugares onde só nos faz se levar para coisas ruins, se perder o seu filho, pode ter certeza que ali ele estava. É dever de todo pai e mãe católico orientar seus filhos na fé, ser bom exemplo para o filho, de estar (mesmo quando bem pequeno) levando-os as missas, na catequese e estar ativo na vida deles.
Que nessas 4 semanas do advento e principalmente no natal, as famílias possam refletir mais sobre tudo. Procurar a unidade na família. E perceber que quem tem mudar sou eu. Ser luz em nossas famílias e nossas vidas.

Jesus Maria e José a nossa família vossa é!

domingo, 13 de novembro de 2011

Família cristã:parte 01.

Família Cristã.

De todas as comunidades e ambientes que passamos em nossa vida (escola, trabalho, religião...), a primeira é a família, onde aprendemos os valores da vida moral, também de onde flui a educação, respeito, e principalmente a vida cristã. Infelizmente pouca são as famílias que fazem isso, que tomam essa responsabilidade, e ensinam coisas que só fazem perder pouco a pouco a dignidade da pessoa.
Hoje pais ensinam a destruir a antiga regra: olho por olho e dente por dente. Ensinam palavrões, e etc. No começo muitos acham bonitinha uma criança com pouca idade dançando músicas que degredem a dignidade humana, acham bonito darem bebidas alcoólicas e soltarem palavrões, mas quando cresce tudo se torna feio, e acabam às vezes colocando a culpa em Deus, pelo individuo se entregar a bebidas ou outras coisas que destroem.
Não estou aqui para criar uma utopia em que a família será sem discussões, que tudo fosse maravilha... Não muito pelo contrário, uma família também carrega suas cruzes no dia a dia.
Mas então, quem que familia devemos nos basear? Quem são a família modelo?

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

As santas imagens: parte 03

O Catecismo também nos afirma que a “arte sacra só é bela quando corresponde a sua própria vocação que é evocar e glorificar, na fé e na oração o Mistério transcendente de Deus...” (catecismo da Igreja Católica, 2502). A arte sacra por fim é um meio de levar o homem a adoração a Deus nosso Criador, Salvador e Santificador.
A beleza das santas imagens em nossa Igreja é muito grande! Ora, se ter a imagem de um santo católico é sinal de adoração, então todos tirem suas fotos das paredes, e dos álbuns e joguem fora, pois a foto também é uma imagem.
Imagem de como seria a partir do Santo Sudário o rosto de Cristo.
Em nossas imagens retratamos Santos e Santas, Beatos e Beatas que souberam na vida visar primeiramente a cristo como centro e único Caminho da vida. Os anjos que também fazem parte da história da salvação. E o próprio Cristo que é imagem do Deus invisível.
OBS: Comparando as imagens de Jesus no Santo sudário com as imagens de vários artistas que fizeram o rosto de Cristo, podemos perceber certa diferença nos olhos, nos cabelos, na cor, barba e bigode e etc.
Jesus tem característica de uma pessoa Israelense a dois mil anos atrás.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

As santas imagens: parte 02

Santo Sudário

Mas é claro que não, louco são essas pessoas que interpretam tudo errado. O Senhor em seu primeiro mandamento ordenou para que não fizéssemos ídolos, ou seja, deuses para adoração. Somente Deus pode ser adorado e mais ninguém. Nós católicos não fazemos imagens para serem adorado. Não as colocamos acima de Deus.
No livro do Êxodo, já no capítulo 32, quando Moises estava na Montanha Santa conversando com o Senhor, o povo que estava lá em baixo fez para si um bezerro de ouro para ser adorado (Ex 32, 1-10). Vejam a tolice daquele povo, mesmo depois de verem tantos prodígios  sinais de Deus, eles ainda persistiam em adorar outros deuses. Isso sim que é um pecado contra o primeiro mandamento de Deus.
Nossas santas imagens representam principalmente a cristo. Não podemos representar o Deus invisível, mas quando Cristo encarnou-se e torrnou-se homem como nós, passamos a ter uma imagem de Deus através de Cristo (Catecismo da Igreja Católica, 1159). O santo Sudário é uma prova autentica do rosto de Cristo, pois esse pano de linho onde colocaram seu corpo no dia de sua morte ficou a marca do corpo e do rosto de Cristo.
No livro dos Números, capítulo 21, vemos que Deus ordenou a Moises que fizesse uma serpente de bronze para que todo aquele que olhasse ficasse curado. E até Salomão, o homem mais sábio que já existiu e existirá, segundo o próprio Deus também fez imagens de Querubins cada um com dez côvados de altura (1 Rs 6, 23-32). Entretanto essas imagens que eles faziam não eram adoradas, o mesmo acontece conosco. As santas imagens tem o seu jeito de glorificar a Deus. “ Ao se encarnar o Filho de Deus inaugurou uma nova “economia” das imagens” (Catecismo da Igreja Católica , 2131).
“O catecismo também nos mostra que o “culto cristão das imagens não é contrário ao primeiro mandado, que proíbe os ídolos. E fato, a honra prestada a uma imagem se dirige ao modelo original, e quem venera uma imagem a pessoa que nela esta pintada. As honras prestadas às santas imagens são uma “veneração respeitosa” e, não uma adoração, que só compete a Deus”. (Catecismo da Igreja Católica, 2132).

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

As santas imagens: parte 01.

As santas Imagens

Um dos nossos símbolos também são as imagens. Especificamente falando, as imagens de Jesus, Maria, dos santos e Anjos... Infelizmente elas não são respeitadas por muitas pessoas não católicas, que muitas vezes destroem, conspiram ou fazem algo para nos provocar.
Imagem de São Bento
Nas imagens (especificamente falando, dos santos) nos lembram sua história ou o que representa para nossa Igreja. Vejamos um exemplo: A imagem de São bento vem sempre acompanhada por um cajado (de pastor), um livro, e um pássaro negro. O cajado, porque era o abade e fundador dos beneditinos, o livro é sua regra que ele mesmo escreveu e o pássaro é que certa vez ele estava rezando e um pássaro negro o rodeava como que vigiando e percebeu que era o demônio. Existem também santos que nas imagens vem com o objeto com o qual fora morto ex: Santo André, Santa Catarina de Alexandria...
Erroneamente pensam que nós católicos adoramos imagens. E retiram da Bíblia alguns textos que fala da proibição de imagens. No primeiro mandamento da Lei de Deus, dito pelo próprio nos diz que adorará somente a Ele e para que não façamos imagem de ídolos para se curvar e servir, pois Javé é um Deus ciumento (Ex 20, 3-5). Engraçado que no mesmo livro (Êxodo) o Senhor pede a Moises que ele faça uma arca da aliança para por os mandamentos em escrito. Encimando a arca dois querubins feitos de Ouro um olhando para o outro. (Ex 24, 18-20). Para quem não sabe os querubins são anjos que fazem parte da 1ª tríade do 2ª coro celeste que estão no céu.
E agora? Deus está louco? Primeiro pede para não construir e depois pede a Moises!

domingo, 6 de novembro de 2011

Angelus uma oração mariana

Ângelus

O ângelus é uma oração mariana na qual nós católicos lembramos e meditamos o momento da Encarnação do verbo Divino no seio da Virgem Maria. Geralmente meditamos as 06:00hrs, 12:00hrs e/ou as 8:00hrs. Em Portugal, por exemplo, são sempre as 12:00hrs. Já aqui no Brasil são as 18:00hrs. Para nós católicos o mistério da Encarnação de Deus deve ser contemplado sempre, além de muito belo, nos faz perceber o quanto ele nos amou e nos ama. Mesmo sendo Deus, vestiu-se de nossa natureza inferior, inferior até que os anjos, tudo isso para nos salvar. Também contemplamos a anunciação do anjo Gabriel a Maria. Deus escolheu um anjo para anunciar a Virgem que será mãe do Salvador. Quem estando na rua, nunca ouviu as 18:00hrs uma música da Ave-Maria na rua?
No momento do ângelus, os católicos fazem um sinal de respeito e veneração.
O Ângelus é uma oração muito antiga, nos tempos pascais (Período da Páscoa), o ângelus é trocado pela “Regina Caeli”, outra oração muito importante para nós. Em muitas Igrejas, praticamente todas as Igrejas, o ângelus vem acompanhado de forma inicial com o sino para dar as respectivas orações. Nessas orações também fazemos referências bíblicas.
E o anjo do senhor anunciou a Maria
E ela concebeu do Espírito Santo.

Ave-Maria...

Na primeira parte da oração contemplamos a hora em que o anjo Gabriel visitou Maria. Deus enviou o seu anjo para anunciar que Maria será mãe do Salvador e a chama de Cheia de Graça dizendo-a que o nome do filho será Jesus Cristo, o filho de Deus. Ela mulher judia humilde e pobre que morava na em sua pequena cidade de Nazaré é chamada a ser Mãe de Deus. Em toda a Bíblia, Maria é a única chamada de “Ave, Cheia de Graça”. Ela tão cumulada de Graça. Graças que já transbordavam do seu coração.

Eis aqui a serva do Senhor
Faça-se em mim segundo a tua palavra.

Ave-Maria...

E Maria com sua doce e humilde resposta diz ao anjo que é a serva do Senhor e que nela seja feita a vontade de Deus. O seio da Virgem já era santificado pelo Espírito Santo para receber Jesus. Nessa hora ela tornou-se mãe do próprio Deus. Abraçou totalmente a missão lhe designada. Ema verdadeira Mulher obediente ao Senhor. Entregou-se totalmente a ele em espírito e em verdade. Surge primeira mulher cristã.

E o Verbo Divino se fez carne
E habitou entre nós.

Ave-Maria...

E o Deus invisível, sem imagem, tornou-se visível, passou a ser também homem como nós, vestindo-se com nossa carne. E não acaba Ele veio habitar em nosso meio. Quis provar de tudo que passamos menos o pecado. E o Deus eterno que é o Alfa e o Ômega, passou a ter uma mãe. E um grande mistério iniciou-se, a Encarnação do Verbo Divino.


Rogai a nós Santa Mãe de Deus,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:

Infundi Senhor, vos suplicamos vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do anjo, viemos ao conhecimento da encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, pela sua paixão e morte na cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, senhor Nosso. Amém


“Por este “ave”, para o mundo tão suave, gerastes um Filho contra as leis da carne; da Estrela nasceu um novo Sol.” (Ave Maria, Virgo Serena)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Medianeira de Todas as Graças : parte 03 (final)

Tudo pelas mãos de Maria

Toda graça, oração, bem aventurança e salvação passam pelas mãos de Maria, engrandecendo assim Nosso Senhor!
Na primeira carta de São Paulo a Timóteo, ele diz claramente a Timóteo e aos outros cristãos de que Cristo é o único mediador entre Deus e os Homens. Pois Jesus se entregou na cruz por todos nós. (1Tm 2, 4-6).
Como pode então Maria ser a medianeira de Todas as graças? Se o próprio São Paulo diz que Cristo é o único mediador?
Não nego as palavras do apóstolo, muito pelo contrário vou me basear nela para tentar tirar essa dúvida. Cristo é o único Mediador, entre Deus e os Homens, mas existem intercessores que intercedem os Homens a Jesus que é a nossa única ponte.
Vou-te mostra que enaltecemos mais ainda a Jesus:
Jesus é a nossa única ponte, a estrada dessa ponte é estreita, e muito difícil, mas Nossa Senhora, Anjos e Santos vem em nosso auxilio. Entretanto não tem ninguém com essa capacidade de nos levar a Deus Pai, sem Jesus Cristo. Nossa Senhora mãe de Cristo (que também é Deus), recebe todas as Graças que nos são dadas meio da mesma.
Ela é Medianeira não porque quer por ela ser poderosa, mas porque Deus quis. Essa é a vontade de Deus. É por isso que nós católicos louvamos a Deus por meio de Maria. Pois também por meio de Maria (e de todos nós) Ele quer ser louvado.
Assim como intercedemos, pedindo por nossos irmãos, Maria faz o mesmo. Na recitação da Ave-Maria nós dizemos também: Santa Maria Mãe de Deus ROGAI POR NÓS PECADORES... e é isso que ela mais faz, intercede, roga, clama pela nossa conversão e pela misericórdia de Deus por todos nós.

Para finalizar quero mostrar um texto do Papa João Paulo II que nos diz a respeito da Mediação de Maria:

Maria Remete Tudo A Jesus

A devoção a santa Virgem é um meio privilegiado “para encontrar Jesus cristo, para o amar com ternura e para o servir com fidelidade” ( Tratado sobre verdadeira devoção, 62). Este desejo central de “amar com ternura” é imediatamente dilatado numa fervorosa oração a Jesus, pedindo a graça de participar da indizível comunhão de amor que existe entre ele e a sua Mãe. A relatividade total de Maria a Cristo, e, n’Ela, à Santíssima Trindade, é antes de mais nada experimentada na observação: “Todas as vezes que pensas em Maria, Maria louva e honra contigo a Deus. Maria é toda relativa a Deus, e eu chamá-la-ia muito bem a relação de deus, que existe unicamente em relação a Deus, o eco de deus, que não diz e não repete a não ser deus.” (Tratado sobre a verdadeira devoção, 225).
(João Paulo II, Carta as Famílias Monfortinas sobra a doutrina do seu fundador, 8/12/2003)

domingo, 23 de outubro de 2011

Medianiera de Todas as Graças Parte 02

Porta do Céu

Jesus poderia vim de muitas formas, mas preferiu entrar no mundo a partir de uma mulher, e não de qualquer mulher, mas de uma que o servisse, que o amasse de tal forma, Maria fora essa mulher. Escolhida dentre todas as mulheres para ser a mãe do seu próprio senhor e Deus. Por isso ela é porta do céu, pois ela foi a passagem de Deus do céu para a Terra, nela o verbo se fez carne, habitando entre nós. Plínio Corrêa de Oliveira fundador das Associações católica Nossa Senhora de Fátima, se expressa tão bem ao falar de Maria Porta do Céu:
Nossa senhora é chamada a Porta do Céu. É por intermédio d’Ela que Nosso Senhor Jesus Cristo passou do Céu para terra, e é também por seu intermédio que os homens passam do mundo para a eterna bem-aventurança. É por essa porta que todas as nossas orações chegam até Deus, e é por meio d’Ela que obtemos as graças necessárias para nossa salvação.
Assim, em todos os dias de nossa vida e, sobretudo, no momento em que estivermos para entrar na eternidade, a Ela devemos dirigir este filial e confiante súplica: “Porta do Céu, abri-vos para mim!” Plínio Corrêa de Oliveira.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Maria: Medianeira de Todas as Graças, parte 01

Medianeira de todas as graças

A nossa doutrina, alías a nossa Igreja é cheíssima de riquezas. Quero apresentar a vocês mais uma das nossas doutrinas sobre Maria, sobre o que eu vou falar não foi proclamado dogma, mas não deixa de ser verdade de fé, pois vem de nossa doutrina que é assistida pelo divino Espírito Santo. Nossa senhora é também chamada de Medianeira de todas as graças, em uma forma mais fácil de dizer, todas as garças passam por meio de Maria.
Muitos acabam se enrolando na explicação desse tema, acabando tirando conclusões erradas e ensinando de forma errada também. De primeira acabam pensando que nós diminuímos a onipotência de Deus. Pura mentira! Verás que é muito pelo contrário, exaltamos mais ainda a sua onipotência mostrando que ele é verdadeiro Deus e verdadeiro homem.


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Santos Anjos da Guarda.

O Santo Anjo da Guarda

Todo o dia, em todos os momentos da sua vida está junto contigo o seu anjo da guarda. Dia e noite, te protegendo, iluminando, guiando... E você já conversou com ele? Se já, que bom continue sempre assim. Se ainda não, que pena não sabe o grande amigo que está perdendo!
O anjo da Guarda tem o dever dado por Deus de te guiar todos os dias da sua vida, mas infelizmente muitas vezes não ouvimos a voz que nos leva a Deus e acabamos partindo para o lado do mal. Eu particularmente tenho um pouco de “medo” (se é assim que posso dizer) ao escrever sobre os anjos, pois um mistério tão grande rodeia este tema e não quero acabar formando mais uma heresia. Por isso falo o pouco que ainda aprendi com a Igreja.
Os anjos fazem parte do 9º coro celeste que nos fora revelado. Acreditamos que a cada ser humano existente na Terra fora incumbido a proteção de um anjo. Assim como também acreditam que Satanás escolheu um demônio para te perverter.
Muitas vezes continuamos no pecado por não ouvir a voz do nosso Anjo quando ele nos fala. Além de nos proteger muitas vezes contra os inimigos humanos, ele principalmente nos defende do inimigo Espiritual. Tenha certeza que no céu seremos eternamente gratos a Deus em primeiro lugar, mas também aos nossos anjos da guarda que tanto fez por nós, muitas vezes sem percebermos.
O nosso anjo alegra-se muito quando você louva, adora, ama e faz a vontade de Cristo, pois é isso também que ele faz. Mas fica muito triste quando fazemos o contrário.
Existe uma oraçãozinha muito bela e conhecida, reze todos os dias essa oração, para que se anjo da guarda possa vim em seu favor.

“Santo Anjo do Senhor meu zeloso guardador, se a ti me confiou à piedade divina. Sempre rege, governe, proteja e me ilumine. Amém.”

Santos Anjos, rogai por nós!


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Belas histórias para crianças...também para adultos de fé.

O jipe

Um jovem cumpria seu dever cívico, prestando serviço ao exército, mas era ridicularizado por ser cristão.
Um dia, o seu superior hierárquico, na intenção de humilhá-lo na frente do pelotão, pregou-lhe uma peça:
- Soldado Coelho, venha até aqui.
-Pois não Senhor.
- Segure essa chave. Agora vá até aquele jipe e o estacione ali na frente.
-Mas, senhor, o senhor sabe perfeitamente que eu não sei dirigir.
- Soldado Coelho, eu não lhe perguntei nada. Vá até o jipe e faça o que eu lhe ordenei.
- Mas, senhor, eu não sei dirigir.
- Então peça ajuda ao seu Deus. Mostre-nos que Ele existe.
O soldado, não temendo, pegou a chave das mãos e foi até o veículo. Entrou, sentou-se no banco do motorista e imediatamente começou sua oração: “Senhor, tu sabes que eu não sei dirigir. Guie as minhas e mostre a essas pessoas sua fidelidade. Eu confio em ti e sei que podes me ajudar. Amém”.
O garoto manobrou o veículo e estacionou perfeitamente como queria o seu superior.
Ao sair do veículo, viu todo pelotão chorando e alguns de joelhos.
- O que houve gente? Perguntou o soldado.
- Nós queremos o teu Deus, Coelho. Como fazemos para tê-lo? Perguntou o superior.
- Basta aceitá-lo como seu Senhor e salvador. Mas, por que todos decidiram aceitar Deus?
O superior pegou o soldado pela gola da camisa, caminhou até o jipe, enxugando suas lagrimas. Chegando lá, levantou o capô do veículo e o mesmo estava sem motor.
Deus cuida dos Seus. Lembre-se sempre disso.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Perseguição contra o Sumo Pontífice: Pedofilia na Igreja Católica

Pedofilia na Igreja católica

Afirmação: A Igreja que com toda a sua moral agora está sem nenhuma devido aos casos de pedofilia envolvendo Padres da Igreja. Mas também com o celibatário eles não conseguem, se pudessem casar os casos baixaria e as vocações aumentariam.

Resposta: não ponham a culpa no celibatário, como já disse Jesus, os apóstolos e muitos discípulos aderiram ao celibatário, pois também é um dom de Deus. Assim como no matrimônio, pois se todos fossem celibatos, a raça humana se extinguiria, mas vamos ao que interessa.
A pedofilia na Igreja infelizmente é verídico, isso tenho que admitir. São também nessas horas que eu me lembro das palavras de Jesus afirmando que existem muitos lobos disfarçados de cordeiros. MT 7, 15-20. Isso também é fato. Infelizmente pessoas que não tem vocação para sacerdócio, ou até tem mais, mas não ouve a voz da verdade acaba fazendo esses tipos de barbaridades com crianças e adolescentes. O Papa Bento XVI tem comentado para que esse tipo de pessoa possa ser punido. Umas grandes mentiras contam essas pessoas que dizem que o papa escondeu alguns casos.
Tenho que avisar também que a mídia, pessoas anti-católicas sempre gostam de aumentar um pouco a respeito da Igreja Católica. Concordo que tem que ser denunciado, mas não ficar perseguindo a nossa Igreja. Para mi a Igreja não perdeu 1% da sua moral, pois esses casos não aconteceram por ordem da Igreja.
Uma pesquisa feita na Alemanha (não sei o nome do pesquisador, nem do jornal), mostrou que os casos de pedofilia na Igreja Católica não chegam nem a 1%, mas que são eles os mais falados. No Brasil o jornal “Folha de São Paulo” que também não me lembro o nome do jornalista, escreveu que as pessoas enaltecem sempre os casos de pedofilia na Igreja sendo que são os menores.
Muitos e muitos casos acontecem nas ruas, nas famílias, nas casas, escolas... E muitas vezes são escondidos. Mas quando se trata da igreja Católica, é capa de revista, de jornal, está em todos os telejornais de todos os canais de tevê.
Eu particularmente fico muito triste quando vejo sacerdotes, ou bispos que devem ser ícones de Cristo, deixam a voz da verdade de lado e por própria vontade comentem esses crimes gravíssimos.
São pessoas como essa que acabam pondo a Santa Igreja Católica em escândalos. Mas como já havia dito primeiramente são também lobos disfarçados de cordeiros. È interessante mostrar que na maioria desses casos, são com meninos, ou seja, também tem muito haver com homossexualidade.
Existem também em outras Igrejas (não-católicas) muitos e muitos casos de estrupos, assassinatos e pedofilia envolvendo pastores. Vocês  ficam sabendo disso? Obviamente não, tem que ser muito pesquisador para ficar sabendo desses casos. Meu intuito não é colocar em vergonha outras Igrejas, por favor, não me leve a mal.
Ainda que aconteçam muitas coisas para destruir a nossa Igreja ela não cairá, pois pro promessa de Cristo as portas do inferno não prevalecerão.

         Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, rogai por nós.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Perseguição contra o sumo pontífice: Casamento dos padres

Casamento dos padres


Afirmação: É um exagero os padres da Igreja não se casarem. Paulo permitiu que Timóteo ordenasse bispos casados. Porque ninguém consagrado se casa? (1Tm 3, 2-5) Se casassem com certeza diminuiriam os casos de pedofilia.

Resposta: Vamos primeiramente ao contexto historio daquela carta. Como ainda tinham poucos cristãos e urgentemente precisava-se de bispos, Paulo então de certa forma é “forçado” a chamar homens que só tenham uma esposa e seja irrepreensível (1Tm 3, 2-5).
Como prova disso, o próprio Paulo pede às pessoas que sigam o celibatário assim como ele. Jesus Cristo também fora celibatário. Paulo pede aos solteiros e viúvas que sejam como ele (1Cr 7, 7-9). Mas também ele fala que cada um tenha o dom que recebeu de Deus.
Ser sacerdote é ser ícone de Cristo, ou seja, é também representá-lo e imitá-lo aqui na Terra. É também entregar-se totalmente a Deus para que nele seja realizada a obra salvífica. Certamente um padre não teria tempo para uma esposa, pois também tem a missão de evangelizar se for preciso sair do país ou até do continente.
Com a conversão muitos bispos da Igreja Anglicana (que podiam casa-se), , O papa o fez renovar os votos do bispo e permitiu que eles continuassem com suas esposas. E desde os princípios da Igreja fora assim, papas, padres, bispos sempre no celibatário com a exceção de alguns casos. O único que do sacramento da Ordem podem casar-se são os diáconos. Quando digo casar é ter uma só esposa para o resto de sua vida aqui na Terra.
Os casos de pedofilia que segundo pesquisas feitas, eram mais com meninos, indicam que tem mais haver com homossexualidade, do que com pedofilia. Infelizmente temos muitos lobos disfarçados de cordeiros. Isso é inevitável.
Essa idéia do celibatário não é antiquada, Jesus foi celibatário, os 12 apóstolos deixaram tudo para ser celibatário junto com Cristo, os discípulos também foram, e assim por diante numa tradição de 2 mil anos!
O Celibatário não é uma lei divina e sim uma lei eclesial, em casos especiais pode ser “abolida” (se é assim que posso dizer).
“O que está sem mulher, cuida das coisas do senhor, como há de agradar a Deus. Mas o que está casado cuida das coisas do mundo, como há de dar gosto a sua mulher”. (1Tm 7, 32-33).

“Eu gostaria que todos os homens fossem como eu. Mas cada um recebe de Deus o seu dom particular; um tem este dom, e outro tem aquele.” (1Cr 7, 7)

domingo, 9 de outubro de 2011

Perseguição contra o Pontífice: Uso da camisinha

Uso da camisinha

Afirmação: Porque a Igreja Católica condena a camisinha? Ela não quer nos ver livros de DST? E querem que adolescentes fiquem grávidas.

Resposta: Outro assunto muito difícil de comentar é a respeito do uso da camisinha. Desde que João Paulo falou a respeito disso, foi uma polêmica geral. E perguntas como "Porque não usar? A Igreja quer que fiquemos com DTS? E assim vai.
Se todos seguissem a vontade de Deus, o mundo seria bem melhor, não seria perfeito, mas seria bem melhor. O sexto mandamento da lei de Deus, Não pecar contra a castidade, vai contra esse uso.  As pessoas devem fazer a vontade de Deus, falando matrimonialmente, casar-se como uma só mulher e vice-versa não teria como proliferar as DST (doenças Sexualmente transmissíveis), só haveria casos raros. Vivendo na verdadeira castidade (que é diferente do celibatário), tendo assim relações só depois do casamento existiriam casos de meninas engravidando sem ter famílias concretas, ou sem ter-se ajustado na vida? (Aí já entra os casos de prevenção de gravidez que a Igreja também desaprova).
Outro ponto polêmico é de empatar a gravidez, fazendo assim sexo livre. Segundo argumentos de pessoas que aprovam a camisinha, precisa-se da camisinha para evitar filhos “fora do tempo”. Mas não é bem assim.
Tudo isso que eu falo, não é utopia e nem será, pode ser concretizado primeiramente por nós cristãos, porque os frutos quando são bons atraem pessoas de fora.
O que é da natureza feita por Deus, não deve ser interrompido. Filho é benção para todos. No tempo dos judeus ou até mesmo das nossas bisavós, quanto mais filho mais bênção era.
Não digo quais os casais devam ter relações só com a intenção de ter filho. Porque o que um casal sem relações? Após o período que a mulher fica fértil, vem a mesntruação, logo depois esse período a mulher não continua fértil, só mais tarde é claro. È um ótimo período para quem não quer ter filhos por enquanto.
Achar que é impossível viver a castidade, é meio que impossível nesse mundo hoje, infelizmente é também achar que Deus, não é o Deus do impossível e que Jesus quando veio a terra para dar a vida por todos e que isso não mudou em nada. É não confiar em deus e no auxílio dos santos e anjos da Virgem Maria. E não acreditar em nossa doutrina. Esteja com o Papa, pois o espírito Santo esta também com ele. Não tenha medo de viver a castidade, na pureza de Cristo. Seja luz!
Isso não é radicalismo, é simplesmente a verdade qual muitas vezes (até mesmo nos tempos de Jesus) fora e é rejeitada por muitos. Se vocês são católicos sigam realmente a Jesus Cristo, através da Doutrina da Igreja que nos foi dada.
O papa Bento XVI nos disse que o uso da camisinha só é permitido em casos em que o uso da camisinha só é permitido em qual a pessoa vai ter relações com prostitutas (os) para que não peguem doenças. Mas do mesmo jeito estava pecando por estar procurando satisfazer seus desejos com pessoas que são pagas. A Igreja sempre procurou a moral humana, sempre lutou a favor da vida.
Infelizmente o mundo principalmente a escola está nos ensinando a usar camisinha principalmente as escolas. Não seja influenciado por essas coisas do mundo. Não deixe se seduzir, pois filho é uma benção fruto de uma linda relação entre duas pessoas.